Uma nova proposta melhorada para um acordo definitivo com governos sobre reparação do desastre de Mariana (MG) soma 127 bilhões de reais, afirmou em fato relevante nesta segunda-feira a mineradora Vale (VALE3), acionista da Samarco, juntamente com a BHP.
O montante visa compensar o desastre decorrente do colapso de uma barragem de rejeitos de minério de ferro, que pertencia à Samarco, em novembro de 2015, que deixou 19 mortos, centenas de desabrigados, além de atingir o rio Doce em toda a sua extensão, até o mar do Espírito Santo.
O valor apontado para o acordo indica uma melhora na oferta das empresas na comparação com a proposta anterior, de 42 bilhões de reais.
“As companhias e autoridades públicas seguem engajadas para o avanço das negociações e para a aprovação de um acordo definitivo, atuando em conformidade com processos de governança e com legislações aplicáveis”, disse a Vale, ressaltando que informará o mercado caso um acordo definitivo seja aprovado.
Os valores representam uma contribuição de 50% da BHP Brasil e da Vale como devedores secundários, caso a Samarco não possa financiar como devedor primário, conforme o fato relevante.
A Vale havia afirmado na semana passada sobre a sua expectativa de alcançar um acordo definitivo com autoridades até o fim do primeiro semestre.
A proposta do acordo para uma liquidação definitiva das obrigações das companhias, em um processo mediado pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), é sigilosa, mas foi divulgada considerando o vazamento de informações confidenciais.
A Vale, dessa forma, confirmou o valor da proposta que vem sendo negociada, destacando que ela prevê pagamento em dinheiro de 72 bilhões de reais ao longo de determinado período para governos federal, de Minas Gerais e Espírito Santo e a municípios.
A proposta inclui 37 bilhões de reais em valores já pagos em processos de remediação e compensação até o momento.
Conforme o fato relevante, o valor da proposta inclui também 18 bilhões de reais em “obrigações de fazer”.
Segundo o fato relevante, a reparação do desastre é uma “prioridade para Samarco, Vale e BHP”, e até março de 2024 cerca de 37 bilhões de reais foram gastos em remediação e indenização, incluindo aproximadamente 17 bilhões de reais pagos a mais de 430 mil pessoas”.
Além desses valores, aproximadamente 85% dos casos de reassentamento para comunidades impactadas pelo rompimento da barragem da Samarco foram concluídos, disse a companhia.
FONTE: Agência Reuters
Gostaria de ser respeitada assim como foram os primeiros indenizados ,mas tem muita gente q até hj não recebeu nenhum dinheiro e agora vão entregar ao responsável ,eu não recebi nada e perdi muita coisa
Na verdade como eu vi aí os relatos de muita gente dizendo q não recebeu nada ,eu acredito por q eu tb não recebi nem 1 centavos ,a gente tinha um rio saudável ,moro em Aimores onde a pesca aqui é a sobrevivência de muita gente inclusive a minha mas hj não podemos nem mais tomar banho ali por conta do barro q tem no fundo do rio e da nervoso em vê q o rio nunca mais será o mesmo ,mas isso a Vale é esses outros aí q não querem perceber o problema e pagar a nossa indenização,,gostaria muito q essas pessoas q dependiam do rio pra sobreviver sejam respeitados
O governo já tem muito.quem tem direitos maiores e as pessoas menos favorecidas.as empresas estão brincando com o povo não estão nem aí para o desastre que casaram em nosso estado mg .esp. santo.uma vergonha mundial.
Moro próximo ao rio doce e desde 2015 eu e minha família estamos esperando esse dinheiro pra comprar remédio, porque tem pessoas da minha família que estão fazendo tratamento médico e até hoje nada será que esse povo não tem coração não, só estamos reivindicando o que de nosso direito espero que se resolva o mais rápido possível.
Eu a minha família, até hoje não conseguimos receber nada. Eles estão negando até comprovante de endereço, para nada pagar. A justiça de Deus não falha. Deus Proverá
Se essa grana for pro governo, nunca que eles irão pra reparação, dinheiro vai ser desviado
Em minha cidade ainda esta em processo mucuri bahia até hoje tem vestígios da mineração tamos na luta a espera de resultado
Até hoje 30 de Abril de 2024, não recebi nem um centavo,sou morador de Baixo Guandu a mas de 29 anos,muita injustiça pessoas que nunca que na época da tragédia nem morava mas nas ribeirinhas do Rio Doce receberam,e eu nada, lembra que também sou um atingido,quando vou receber a minha indenização.
A eleição tá vindo ahi e a maracutaia continua nós votamos neles e não fazem nada por nós só prá eles
Quero meus. 100 mil governador Valadares
Só 100 mil.??tem gente em Aracruz que recebi 220 mil
Nós em pingo d’água a vale e a Samarco cancelou nosso cadastro de má fé e não temos ajuda para resolver teremos que ir em mariana
Tá fautado dos atijidos eu tou vedo tá fora tei que ser justa não só pro guverno
Eu fiz meu cadastro em 2015 e Renova negou, o do meu filho também, fiquei doente faço tratamento fora da minha cidade tudo particular,exames caros e remédios que as vezes não tenho condições de comprar.Moro a quase 40 anos na mesma casa.Talao de luz no meu nome.É uma injustiça.😢
Dês do dia desastre meu irmão não gostava de beber água que compramos quando eu ia ver ele já tinha tomando torneira eu falava meu irmão essa água tá contaminado não bebe por favor mas meiassi uns descuido quando eu ia ver ele já tinha tomado hoje perdir meu irmão cheio de saúde muito triste eu dei problema de pele de arrancar o couro gastei muito remédio até hoje fasso tratamento
E meu cunhado pescadores do Rio doce.como não está podendo pescar no Rio doce por causa da contaminação do rio pela Vale e BHP e Samaco eles foram pescar em em outra lagoa, ele mais o seu amigo chegando lá foi picado por um carrapato estrela 🌟 e ficou internado por uns dia depois ele é seu amigo veio a falecer deixa minha irmã e 4 filhas inclusive uma especial. Essas mineradora tem q pagar e para as milhares de famílias q eles mataram e deixaram desabrigados justiças neles da terra e DEUS q seja em outro país mais a justiça ⚖️ virá.
A verdade é que a corda sempre quebra do lado mais fraco.no Brasil não existe justiça. é tudo no toma lá dá cá
Quem precisa desse dinheiro é a população, que é mais prejudicada, pq os governadores não vão fazer nada, à não ser pra eles mesmo. Não entendo pq tem que pagar os estados se não fizeram nada para a população quando aconteceu o desastre de Mariana. Tivemos um cenário de guerra sem água, e quando tinha ,tivemos que enfrentar filas que rodeavam os quarteirões para pegar um galão de água
.
Vergonha, como esse nossos governantes são., o dinheiro que era para o povo, para melhorias,e quantos ainda estão na fila para tenter receber, devido perdas, goveeno querendo meter no bolso
Absurdo quantas pessoas esperando algo de reconhecimento de fato e até agora nada de resposta os governos já receberam e esperam por mais agora painde família que tinha tudo normal hoje sofreram perdas incontáveis e muito triste isso
É um Absurdo o Que está fazendo com nos atingidos,mas Deus é Justo e está atento aos irresponsáveis da Vale Samarco e BHP e ele fará justiça por nós .PODEM ESPERAR PRA VER.
Eu na terceira idade com 70 Anos não recebi nem um centavo si quer se Deus não intermediar vou morrer sem receber por essa irresponsável vale , samarco e BHP, Vivi toda a minha infância,Adulta dentro do Rio Doce pescando e vendendo pra sobreviver com este Desastre encerrou minha alegria e da Família e nem um centavo receber,um Absurdo.
esses governos corruptos pegam esse dinheiro e faz so obra super faturadas e os atingidos mesmo n ver ne. o cheiro do dinheiro
Que tudo corra bem que tem muitas famílias aguardando poreste momento
Eu vou falar uma coisa esse governo não quer saber de atingindo não ….eu já sabia que se o governo entrasse nisso ninguém receberia ….se vim vai ser migalha pro povo pensa um governo corruptos que tá aí ….esse dinheiro vai ser rachado com eles lá ..e o povo que se fode …..tomara a Deus que não …um abraço pra todos atingido…que está nessa luta
Tomara que esses políticos não deixe os mais necessitados com mixaria de dinheiro ,tem muitas pessoas precisando desse dinheiro tem muitas que foi prejudicada com esse desastre destruíram uma das maiores riqueza de minas gerais.
Nosso pequeno comercio foi tão prejudicado
Devido o mal cheiro da água e gosto ruim
Tivemos que encerrar com o trabalho de venda de salgado porque ja vendia mais ai foram só decepção e prejuiso esperamos justiça e pagamento pelos danos causados pelas empresas. Fé em Deus.
E o que os governos federais, municipais estaduais tem haver com isto ! Porque não pagar os atingidos diretamente, e a questão meio ambiente ai negoceiam aparte ! Os politicos pegam a o montante p eles e nos dara migalhas . Deixo aqui a minha indignação…
Essas reparação e só para os governos do estados do ES e. Mg ou para os. Atingidos também