O anúncio feito na última segunda-feira pelo prefeito Lastênio Cardoso, junto com a CDL de Baixo Guandu, cancelando o feriado municipal de 10 de abril, quando o município comemora aniversário de emancipação política, durou pouco mais de 24 horas.
Após uma onda de protestos envolvendo especialmente os comerciários de Baixo Guandu, o prefeito Lastênio Cardoso voltou atrás na decisão e manteve o feriado de 10 de abril, que inicialmente havia sido cancelado em função da existência, no dia 8 de abril, do feriado estadual dedicado a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo.
A pressão sobre a decisão equivocada da Prefeitura surtiu efeito especialmente após mobilização do Sindicato dos Empregados do Comércio no Estado do Espírito Santo. O Sindicato foi acionado pelos comerciários de Baixo Guandu, que julgaram injusta a decisão da atual gestão de simplesmente “cancelar” um feriado municipal em função da existência de outro feriado (estadual) na semana da data da emancipação do município.
Desta forma, Baixo Guandu terá dois feriados na mesma semana no início de abril:
• Dia 8, segunda feira, feriado estadual dedicado à padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha, garantido pela lei estadual 11.010/2019;
• Dia 10 de abril, quarta-feira, quando Baixo Guandu comemora 89 anos de emancipação política e administrativa.
Após a nova decisão, a Prefeitura Municipal publicou a seguinte nota: