Uma senhora com 80 anos de idade residente no bairro Santa Mônica, Maria Calavort, está desde o dia 5 de março passando por uma série de intervenções médicas após cair de uma maca nas dependências do Hospital de Baixo Guandu, queda provocada, segundo familiares, por movimento brusco realizado por um enfermeiro, quando era transportada para a enfermaria daquela unidade de saúde.
Desde a queda a idosa, que foi internada com infecção urinária, está passando por um agravamento no estado de saúde, sendo levada por três vezes para exames em clínica de Baixo Guandu e também no hospital Silvio Avidos, em Colatina.
Segundo a família, a constatação inicial foi um coágulo no cérebro, que não teria trazido maiores consequências, mas ontem a idosa foi submetida a novos exames em Colatina, quando ficou constatado também que a clavícula de dona Maria Calavort está trincada.
A família da idosa está muito preocupada com o seu estado de saúde e reclama do hospital de Baixo Guandu, a começar pela negligência do enfermeiro que, ao fazer o movimento brusco com a maca, provocou a queda da paciente.
Inicialmente ela sofreu um corte na cabeça (que precisou de 4 pontos) e escoriações pelo corpo, mas permaneceu inconsciente e precisou ser socorrida para exames no hospital de Colatina.
Boletim de ocorrência
A triste história de dona Maria Calavort acabou em registro de boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Judiciária de Baixo Guandu, feito pelos seus filhos Maria de Fátima e Gilson Pereira, que são também tutores dela em função da incapacidade provocada pelo alzheimer.
Os policiais também estiveram no hospital dr João dos Santos Neves, apurando a denúncia de que o filho de dona Maria Calavort, Gilson, teria entrado sem consentimento nas dependências daquela unidade, em busca de notícias ao tomar conhecimento da queda da idosa da maca.
O problema envolve ainda desentendimentos entre a direção do hospital com os filhos da paciente Maria de Fátima e Gilson Pereira, fatos que deverão ser apurados em inquérito policial em andamento.
Preocupação
Ontem os filhos de dona Maria Calavort externaram mais uma vez a preocupação com o estado de saúde da mãe, que está internada desde 5 de março (há 14 dias, portanto) e sem previsão de alta, agora com novas complicações e sujeita a ser acometida por uma infecção hospitalar.
Pedido de esclarescimento a SESA
O JornalFolha1 enviou um e-mail para a assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde, solicitando uma posição sobre o caso da idosa ocorrido no Hospital de Baixo Guandu. Até o início da tarde não houve resposta à solicitação.
Uma fonte do hospital explicou hoje, no entanto, que realmente ocorreu a queda da paciente Maria Calavort, mas sem culpa direta do enfermeiro que fazia o transporte. Uma roda da maca teria se soltado, provocando o incidente.
Esta mesma fonte esclareceu que o Hospital está prestando toda a assistência necessária à paciente, que já foi levada em três oportunidades para realizar exames em Colatina e que ela continua sendo medicada com antibióticos. Segundo esta fonte o tratamento atual já não teria relação com o incidente envolvendo a queda da maca.
Boa noite meu nome cristiano tem gente que não sabe o que está passando antes de comentar tem que saber o que está passando quando as pessoas não tem que fala tem que enfiar a língua onde não bate sol!!
Primeiramente meu querido jony Pereira todos os dias estamos sim nas horas de visitas sim, reclamamos sim , brigamos sim discutimos sim .
Estamos doídos querendo trazer ela pra casa . Vocês acham que depois que tudo que aconteceu agente se sente segura em deixar ela sem nenhum parente por perto. E o que eu falei eu tenho provas não estou mentindo pra ninguém não a necessidade nós filhos menti.
E você Alfredo chuamba você não nus conhece pra vc falar assim, pois minha mãe é tratada com todo carinho dos filhos e dos netos, graças a Deus não falta nada pra ela. Nós nunca rejeitamos nossa mãe . então não fala o que vc não sabe ok.
Se vc quer dar a sua opinião procura saber direitinho primeiro pra depois falar ok.
Engraçado vc vem em rede social fala um monte coisa quer que todos aceitam sua opinião ,se vc veio na rede social tem que aceitar as opiniões dos outros também concorda ? Então espera que sua mãe tenha alta mais rápido possível para seus irmão cuidarem dela , que deus abençoe a vida de vcs se caso não queira fazer comentários não venha nas redes sociais preocura resolver dentro da lei.
Maria do Carmo Casagrande, Você tem o livre-arbítrio para opnar no que quiser, e eu tenho o mesmo direito de rebater a sua opniao, viemos a público mostra a safadeza que acontece na cidade de Baixo Guandu, aonde muitos defende negligências como a que aconteceu com a minha mãe, e poderia acontecer com qualquer um, pelo simples fato de mamar na teta do Governo, prefeitura, diferente de muitos nós e a maioria da população não precisamos acoberta erro de gente Safada. E quanto ao fato de procurar a lei, isso já está sendo resolvido. Mas, devido a dor q estamos tento em ver nossa mãe nesse estado, é que não desejamos para ninguém, iremos sim lutar pelos nossos direitos, vamos sim fazer que mais ninguém sofra o que estamos sofrendo, pelo menos vamos tentar. Agora se isso não é do seu agrado já não é problema meu.
Acho q o mais certo e a família falar a verdade que não quer cuidar da idosa e esta , querendo deixa no hospital pra cuidados .
Eu estava aqui procurando palavras pra te responder, mas, nós sabemos q esse comentário não vem atoa ne, e sabe o que sua opniao significa para nós Nada, Nada é a mesma coisa q vc significa para esses que vc está puxando saco. Mas, respondendo o q vc falou aí em cima, minha vó é muito amada, muito bem cuidada por todos em nossa família, e para que vc apure mais o fatos acontecido de verdade na unidade de saúde, ela está lá pq médico diretor disse q ela não pode ir para casa, q na verdade ele sabe exatamente merda q fizeram com a minha vó. Agora antes de vc vim aqui e falar merda, vai até o local e procura saber o q realmente aconteceu, pq eu tenho provas por qual motivo minha vó essa lá.
Bom Alfredo , só para te deixar bem claro que a minha avó só não está em casa por que o Diretor clínico do Hospital pediu para não dar alta a ela mas interessante que você fale isso porque eu tenho a convicção que você deve ser um dos puxa sacos do governos municipal ou estadual e deve mamar na teta do governo ,agora quanto a minha vó ficar lá ao contrário a gente já queria que ela estivesse em casa pois lá ela e muito bem tratada e cuidada mas já que você falou que era pra falarmos a verdade eu irei falar mas não para você e sim para um juiz pois diferente de vocês eu não tenho rabo preso com políticos nenhum nem dependo de dinheiro de prefeitura nem de Samarco eu trabalho e ganho o meu .não preciso babar ovo de ninguém pra ficar escondendo a verdade que e a má administração de um hospital e negligência do mesmo .por isso vai ser processado o hospital e quem deve irá pagar. agora quanto a sua opinião eu gostei porque percebi que você e uma pessoa vazia e que não tem amor próprio nem ao próximo então faz uma gentileza pra mim vai se tratar e buscar a se amar porque nem do seus parentes voce deve gostar .e por favor para de puxar saco isso e feio .
Pé na bunda desse diretor gente ,tá fazendo o que?
Tá parecendo o Bolsonaro 🥲Classifica seus funcionários.
E cadeia para o preguiçoso e incompetente desse funcionário!
Para quem não teve um familiar internado alguma vez, não sabe o quanto é importante dele ser cuidado. A gente deposita toda confiança nos profissionais, agora acontece uma coisa dessa, como fica o psicológico principalmente d quem está num hospital!?
Cadeia nesses preguiçosos!
Quanta mentira desse povo não teve piora nenhuma do quadro dela não, o hospital está dando maior suporte possível para ela , então não sei o que os filhos estão tentando fazer , todo a apoio foi dado , no hospital eles chegam visita ela e não reclama de nada , agora vão na redes sociais e falam um monte de bobagem quem faz a matéria deveria ver os 2 lados antes de publicar falsas notícias
Falsas notícias ? Bom dia duas uma ou você foi o enfermeiro que deixou ela cair da maca ou você e um dos puxas sacos que mamam na teta do governo ou do município ,cara tudo que foi falado e verdade não tem ninguém mentindo pois não precisamos disso ,quanto a questão de cuidar dela minha mãe cuida muito bem dela aonde a mesma chegou ao hospital sem nenhum hematoma e agora está cheia de hematoma , agora me explica ae porque ela está assim ,outra a própria médica que olhou ela ontem disse que por conta da queda ela está agora com início de parque ao por que afetou o cérebro ,e outra me explica lá porque depois da queda foi feito Raio x aí no hospital e constataram que ela estava bem depois de muito pedir vocês enviaram ela para Colatina e lá constatou que ela está com a clavícula trincada ? Me explica já que você sabe de tudo aí dentro me explica e me mostra aonde estamos errados .aguardo sua explicação porque pelo que vejo você deve ser médico e deve está cuidando dela .aguardo suas verdades
Queria poder mostrar aqui para todos a confusão q é lá todos os dias para podermos ter uma opniao médica coerente, sendo q todos os dias mudam de opniao sobre o que ela tem, pq ela entrou com infecção de urina e agora está cheia de complicações, com a clavícula trocada q só descobrimos agora depois de 15 dias pq brigamos para fazer um exame, pq não tinha lógica ela está chorando tanto de dor. Mas, na verdade sua opniao significa alguma coisa pra vc, e eu realmente confio na justiça divina.
Quero relatar aí que eles estavam transportando ela sem sinto de segurança…
E hoje na hora da ela estava sem a tipóia que o ortopedista mandou ela usar que não era pra ela ficar sem.
Eles não sabiam aonde estava a tipóia, aí fizeram outra e colocaram, porque cobramos.
E perguntamos a médica porque ela estava tremendo as mãos daquele jeito, porque ela não tremia antes.
A médica disse que era sequela do tombo….
Meu nome é Vera Lucia Pereira
Sou uma das filhas da senhora que caiu da maca, Dona Maria Calavort, e venho retificar algumas informações:
1 – O hospital não vem prestando o atendimento devido e, além disso, estão negando o acesso aos resultados dos exames de ressonância realizados em minha mãe.
2 – Minha mãe entrou pra tratar uma infecção urinária e agora encontra-se com suspeita de trauma cerebral, clavícula trincada, quatro pontos na cabeça e diversas escoriações pelo corpo. E eles não levaram ela três vezes em Colatina para fazer exames não. No dia em que eles deixaram ela cair eles levaram ela e só fizeram uma tomografia e nem olharam para o restante do corpo dela. No dia seguinte que trouxeram ela de volta para hospital de Baixo Guandu ela dormiu o dia todo quando ela acordou ela começou a reclamar de dor de cabeça, dor no ombro e no joelho, aí que fomos olhar e ficamos horrorizadas. Aí começamos a luta as brigas pedindo para fazer RX , a ressonância . Fizeram um RX aqui no hospital só do ombro não deu nada. Fizeram outra tomografia aqui em Baixo Guandu eu acho que foi na CDI porque foi minha irmã que acompanhou, diz que não deu nada. Mesmo assim insistimos na ressonância falaram que só o neuro que podia pedir. Aí sexta feira passada eu e minha irmã vamos na visita visitá-la aí a médica de plantão nus disse mandaram os exames para o neuro avaliar e ele disse que não precisava de uma ressonância. Que até então a mãe não iria passar mais nem pelo neuro e nem pelo ortopedista, que ela iria tomar os antibióticos até quinta feira que não sexta feira ela estaria de alta. Aí quando foi no domingo a noite a assistente social liga pra minha irmã que eles iam levar a minha mãe pra Colatina para ser avaliada por um neuro e um ortopedista. Aí fizeram uma tomografia da cabeça e o ortopedista fez o RX que contator que a clavícula dela foi trincada. Aí eu te falo é negligência ou não….
Primeiro coloca uma senhora numa maca sem cinto de segurança
Depois da altura que caiu picou a cabeça teve , vc não acha que deveria ter passado por um ortopedista também não…