O município de Baixo Guandu virou uma festa só: depois de comemorar a virada de ano com dois dias de shows na Praça São Pedro, incluindo a atração nacional Olodum, a Prefeitura já está anunciando, para este sábado (amanhã) o ” Guandu Folia”, um Carnaval antecipado que ocorre a partir das 19 horas no Ginásio de Esportes.
Nem se passaram 6 dias do réveillon e Baixo Guandu já começa 2024 gastando com festa, o que sugere muito dinheiro nos cofres públicos. Neste sábado, o Carnaval antecipado “Guandu Folia” tem shows com o Trio Nordestino, Nelson Rufino e do grupo Nosso Sentimento. Também no Ginásio de Esportes, a partir das 19 horas, a escola de samba Independente do Eucalipto vai apresentar oficialmente o samba enredo que homenageia Baixo Guandu no Carnaval capixaba, com desfile de passistas e show da bateria da escola.
Muita festa
Se por um lado proporciona festa para muitos que gostam, a “gastança” da Prefeitura com shows constantes na sede e nos distritos também provoca questionamentos. Consta que nos últimos meses a gestão investiu mais de R$ 2 milhões em shows, sem contar o pagamento presumido de R$ 700 mil à escola de samba para homenagear Baixo Guandu no carnaval capixaba.
“Dinheiro pra festa tem, mas nós estamos ilhados com as chuvas aqui, já que arrancaram o calçamento e está difícil sair de casa”, revelou ontem um morador do Residencial Baim. Segundo este morador, a Prefeitura não repôs o calçamento retirado alegando que faltam recursos, “mas pra fazer festa nunca falta dinheiro”.
Chove bastante em Baixo Guandu desde a virada de ano, o que está preocupando também moradores do interior com a situação difícil de muitas estradas, mas quem mora na sede do município já tem atração garantida para amanhã no Ginásio de Esportes.
O “Guandu Folia” começa às 19 horas neste sábado no Ginásio de Esportes, se arrastando até de madrugada. E a Prefeitura está oferecendo também à população, nas redes sociais, transporte e alimentação, tudo de graça, para quem quiser participar do desfile da escola de samba Independente do Eucalipto, que acontece no início de fevereiro em Vitória.