Desde a última sexta-feira todo o Estado do Espírito Santo está sob efeito de uma poderosa onda de calor, situação que deverá permanecer ainda durante toda esta semana, período em que não há previsão de chuvas e as temperaturas máximas vão passar dos 40 graus em várias cidades.
Baixo Guandu está entre as cidades com nível de atenção: ontem os termômetros marcaram pouco mais de 40 graus por volta das 14 horas e esta situação de calor extremo deve permanecer durante toda a semana.
Internautas registraram ontem, em fotos, o termômetro instalado no centro de Aimorés, com 44 graus bem visíveis logo após o meio-dia. Baixo Guandu e Aimorés, com temperaturas muito parecidas durante o ano, estão também em alerta para a baixa umidade do ar, entre 20 a 30%, o que também pode causar problemas de saúde.
Sem ter muito o que fazer para amenizar esta onda de calor, além de utilizar ventiladores ou aparelhos de ar condicionado, os afetados pelas altas temperaturas devem tomar alguns cuidados, segundo especialistas:
- Evitar exposição ao sol entre 9 às 16 horas
- Tomar bastante líquido como água e suco de frutas
- Não abusar de bebidas alcoólicas, que podem desidratar
- Evitar qualquer exercício físico nos períodos de maior calor
- Tomar cuidados especiais com crianças e idosos, que são mais propensos à desidratação e devem ser monitorados mais de perto.