A equipe técnica do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional antecipou para o dia 25 deste mês (quarta-feira) a oficina para discutir com produtores e demais atores econômicos e políticos interessados os detalhes finais para criação do Polo de Agricultura Irrigada do Norte do Espírito Santo, que deverá ser o segundo a ser criado pelo atual Governo (em junho, foi criado o primeiro no Mato Grosso) e o 11º desde que o programa foi criado em 2020.
A antecipação, por motivos técnico-operacionais, foi comunicada em reunião executiva na manhã desta segunda-feira (9) com representantes do Grupo de Trabalho criado na audiência realizada no mês de setembro no Palácio Anchieta com o vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB), designado pelo governador Renato Casagrande (PSB) para “pilotar” pelo Estado o projeto idealizado pelo deputado Mazinho dos Anjos e abraçado pela ASSIPES – Associação dos Irrigantes do Espírito Santo.
A oficina será dirigida pela diretora do Departamento de Irrigação, Larrisa Oliveira Rêgo, com o coordenador Frederico Belém, que foi o responsável pela implantação dos outros dez polos existentes no Brasil. No dia 26, será feita a visita técnica, já tomando com base os projetos que forem priorizados no primeiro dia.
FEIRA DO AGRONEGÓCIO
O Ministério ainda está tentando ajustar a agenda do ministro Waldez Góes e do secretário nacional de irrigação, Giuseppe Vieira, convidados pelo deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) para participarem desse momento fundamental para a criação do polo de agricultura irrigada e também da abertura da Pinheiros Agroshow, a primeira feira do agronegócio na região Extremo Norte do Espírito Santo, no dia 26.
A feira do agronegócio está sendo realizada pelo Sindicato Rural de Pinheiros e se estenderá até o dia 28, com 40 expositores e previsão de público de mais de 4 mil pessoas. De acordo com o presidente do Sindicato, Érico Orletti, os principais fornecedores nacional de máquinas e equipamentos para o setor, inclusive em relação à irrigação, participarão com estandes no evento.
Algumas empresas, como a Jacto, de Pompeia (SP), vão apresentar novidades na feira, que promete ser um marco na nova fronteira agrícola capixaba. A Jacto vai lançar sua nova máquina colheitadeira de café conilon, um dos principais produtos agrícolas do Espírito Santo, maior produtor do Brasil.
A organização da recepção à equipe do Ministério e aos participantes das oficinas está a cargo da Associação dos Irrigantes do Espírito Santo (Assipes), sediada em Pinheiros e presidida pelo empresário do agronegócio Thiago Orletti. O polo vai beneficiar os 31 municípios capixaba da área da Sudene – os 29 acima do rio Doce e mais Aracruz, Itarana e Itaguaçu.
A liderança regional já está levantando com os produtores os projetos prioritários a serem incluídos na primeira etapa do polo e que serão discutidos na oficina do dia 25. Projetos de energia fotovoltaica, que estão parados com os empreendedores, estarão na pauta e, para isso, a EDP, a concessionária da distribuição de energia elétrica da região, também está sendo convidada a participar da oficina, pois os projetos dependem de rede de distribuição.