Considerado um teólogo brilhante, tendo inclusive presidido a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faleceu na madrugada de hoje, no Estado do Pará, o arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, vítima de uma parada cardiorrespiratória depois de sofrer, há 3 dias, uma queda onde fraturou o fêmur.
Dom Geraldo Lyrio foi o primeiro bispo de Colatina, quando foi fundada a Diocese local, e durante longos anos era presença constante em Baixo Guandu, onde celebrava missas em ocasiões especiais.
Considerado brilhante em conhecimento teológico, Dom Geraldo era capixaba e chegou a presidir a CNBB. Morava em Vitória, mas deixou oficialmente o Ministério atuando em Mariana (MG), onde era considerado arcebispo emérito. Ele tinha viajado ao estado do Pará, (Altamira), para orientar um retiro espiritual de padres, quando sofreu o acidente no último final de semana.
A Diocese de Xingu publicou hoje nota sobre o falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha, informando que o corpo será transladado para o Espírito Santo.