O “Boteco da Beleza”, um salão que hoje é referência em unhas na cidade de Baixo Guandu, guarda no entorno do sucesso alcançado, uma história de muita luta, dificuldades e determinação da proprietária Roselane Rodrigues de Lanes, que todos conhecem simplesmente por Rose.
Quem vê o salão bem estruturado, nem imagina que tudo foi conquistado com muita determinação por Rose, que procurou em sua trajetória de luta fazer cursos, se aprimorar e conquistar uma grande clientela especialmente pela qualidade daquilo que oferece.
O começo
Hoje com 36 anos de idade, Rose começou a fazer unha aos 12 anos na comunidade de Todos Os Santos, no interior de Aimorés, junto com a irmã Nair, atendendo parentes, vizinhas e pessoas amigas.
“Era uma época que a gente usava uma lâmina gilette dividida ao meio para tirar cutícula”, lembra hoje Rose Lanes, que aos 14 anos deixou Todos os Santos para mudar-se para a sede de Aimorés, junto com a irmã Rosana, onde foram morar na casa da avó Nair, com a finalidade de estudar o ensino médio.
Depois, ainda muito jovens, as duas irmãs alugaram uma casinha simples e enfrentaram as dificuldades dispostas a vencer. Rose trabalhou como babá e doméstica em Aimorés, até que em 2006 surgiu a oportunidade de se mudar para Baixo Guandu, porém nunca deixou de fazer unhas, que eram um complemento da renda.
Em Baixo Guandu trabalhou inicialmente num supermercado, quando já estava grávida, porém o relacionamento não foi adiante e Rose se viu sozinha morando no bairro Operário, com uma filha pequena nos braços e tendo como único meio de sustento seu conhecimento sobre unhas.
“Passei a atender as mulheres numa garagem, quando pé e mão custavam 8 reais, o suficiente para comprar uma sacola de arroz, uma dificuldade enorme”, relembra Rose Lanes, que posteriormente se mudou para o bairro São Pedro, em frente ao salão da Ângela.
“Consegui o serviço de manicure com a Ângela e aprendi muito com ela durante 4 anos. Ela foi uma pessoa maravilhosa na minha vida, mas mudou-se para Belo Horizonte e inicialmente meu mundo parece que caiu”, conta Rose.
Mas a dificuldade foi superada com criatividade e luta: passou a atender no terraço de casa, herdou a clientela da amiga Angela e ainda trabalhava em domicílio em Baixo Guandu, muitas vezes saindo de casa de bicicleta às 8 da manhã e retornando somente de noite.
Vitórias
Toda a luta valeu a pena. Incentivada por um amigo, Fabrício, que era dono de uma casa lotérica, abriu um pequeno espaço na avenida Carlos de Medeiros, onde ficou 5 anos, período em que teve a oportunidade de fazer cursos na área de beleza e aprimorar seu conhecimento.
As vitórias continuaram, com o surgimento do “Boteco da Beleza”, hoje bem situado e estruturado no bairro Vila Kennedy (rua padre Aristides Taciano), com clientela fidelizada graças ao excelente serviço prestado.
Rose Lanes se lembra hoje destes detalhes da vida com bastante emoção, sentindo-se realizada e feliz com a presença dos dois filhos (Karolina Lanes da Fonseca e Kayo Maurício Lanes Loss) e do marido, Marcos Mendes Rodrigues.
O salão já está há cinco anos no endereço atual e representa para Rose, a conquista de tudo aquilo que sonhou profissionalmente.
“Eu amo o que faço, talvez seja esse o grande segredo do sucesso. Só tenho que agradecer a todos aqueles que acreditaram no meu trabalho em Baixo Guandu, incluindo, é claro, as minhas clientes. Quero continuar aprendendo sempre e fazer da qualidade a razão do sucesso do “Boteco da Beleza”, conclui Rose Lanes.