Os eleitores de Baixo Guandu vão às urnas em outubro próximo com opções de escolha de candidatos da cidade para deputado estadual e federal. Para a Assembleia Legislativa, vão concorrer o ex-prefeito Neto Barros, o atual deputado Dary Pagung ( que tenta o quinto mandato consecutivo) e ainda o ex- vereador Hercules Souza. Para deputado federal, concorre o ex-candidato a prefeito Saulo Bussolar.
A campanha está liberada desde o dia 16 de agosto, mas os candidatos ainda não ” botaram a campanha na rua”, o que deve ocorrer a partir deste final de semana. O deputado Dary Pagung anunciou para sábado a inauguração do comitê de campanha e Neto Barros também deve fazer na próxima semana um lançamento oficial da candidatura. Hercules Souza anunciou esta semana que também vai inaugurar um comitê.
Expectativa
Hercules Souza é presidente do PMDB de Baixo Guandu fez campanha para o atual prefeito Lastênio Cardoso, mas desentendeu-se com ele e afastou-se da gestão, onde nem chegou a ocupar cargo, conforme era esperado.
Já Dary Pagung tenta o quinto mandato consecutivo e tem pela frente uma missão difícil, uma vez que filiou -se ao PSB a convite do governador Renato Casagrande e calcula-se que precisará de pelo menos 20 mil votos para conseguir de novo uma vaga na Assembléia Legislativa.
Dary é líder do Governo na Assembleia e tem procurado expandir sua base eleitoral em busca de ampliar a votação em vários municípios do Estado.
Em Baixo Guandu é grande a expectativa em torno da candidatura do ex-prefeito Neto Barros, que fez dois mandatos de grande sucesso entre 2013/2020 e deixou a marca de excelente administrador , reconhecida em todo o Estado.
Neto concorre pela federação partidária formada pelo PCdoB, PV e PT e é considerado muito forte para conquistar a vaga de deputado estadual. A expectativa é que esta federação conquiste duas vagas na Assembleia e Neto Barros ocupe uma delas – juntamente com o ex-prefeito de Vitória João Coser, que tem chance de ser um dos mais votados no Espírito Santo.
Federal
Para deputado federal por Baixo Guandu concorre o administrador Saulo Bussolar, que foi candidato a prefeito em 2020, mas obteve apenas 371 votos. Agora ele tenta um voo bem mais alto, concorrendo pelo partido Avante.