A definição das chamadas federações partidárias, reunindo partidos em bloco em torno da eleição de outubro próximo, pode trazer um benefício enorme ao ex-prefeito Neto Barros, cuja pré-candidatura a deputado estadual é tida como certa.
A Federação da qual Neto Barros fará parte chama-se “Brasil Esperança” e reúne o PT, o PC do B e o PV, partidos que lançarão candidatos num bloco considerado muito consistente, com chances de fazer 3 deputados estaduais.
Esta semana o ex-prefeito Neto confirmou mais uma vez a disposição de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, considerando que o momento político conturbado que vive o país exige “uma participação efetiva no processo político, capaz de trazer as mudanças necessárias para melhorar a vida da população”.
Na federação Brasil Esperança um cálculo inicial dá conta que o grupo PT, PC do B e PV pode fazer de 3 a 4 deputados estaduais, alavancado especialmente com a excelente situação de Lula nas pesquisas eleitorais também no Espírito Santo.
Uma fonte da federação Brasil Esperança explicou esta semana que o candidato que alcançar 15 mil votos passa a ter chances reais de conseguir uma vaga na Assembleia Legislativa.
Este quadro favorece Neto Barros, que indiscutivelmente deve ser o candidato a deputado estadual mais votado em Baixo Guandu e, com a gestão muito elogiada que fez no município entre 2013/2020, ganhou uma visibilidade muito significativa em todo o Estado.
O ex-prefeito Neto Barros já foi deputado estadual por um ano, em 2006, quando na condição de primeiro suplente assumiu o mandato com o falecimento do titular Edson Vargas. Obteve nova suplência em eleição posterior, mas em 2012 se elegeu prefeito de Baixo Guandu, deixando o mandato em 2020 após se reeleger em 2016.
Agora Neto Barros ressurge com chances ampliadas de se tornar deputado estadual na eleição de outubro e seu nome é tido com um dos grandes favoritos na federação Brasil Esperança para conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa.