Está marcada para as 17h30m de hoje, (05/4), no auditório da Prefeitura, a reunião da Comissão dos Atingidos de Baixo Guandu do Caso Samarco, para definir quais serão os assuntos e reivindicações que serão levados ao juiz da 12ª Vara Federal, em audiência marcada para a próxima sexta-feira, dia 8, em Belo Horizonte.
Ontem a coordenadora da Comissão Lucilene Soares Boskyvisky, mais conhecida como Preta, juntamente com outro membro da Comissão Jarleckson José da Cruz gravaram um vídeo (veja abaixo) convidando os impactados de Baixo Guandu para participar da reunião de hoje, ressaltando a importância de uma boa participação, quando todos terão direito de opinar sobre os temas que serão discutidos com o juiz Mário de Paula Franco Júnior.
Baixo Guandu é a cidade de toda a bacia do rio Doce que teve o maior número de indenizados pelo Sistema Simplificado (Novel), com cerca de 7,8 mil beneficiados em aproximadamente R$ 700 milhões, porém existem processos locais ainda precisando de análise e outros simplesmente paralisados na Fundação Renova por questões de documentação. Há ainda falta de aceitação, por parte da Renova, de categorias já contempladas em decisão judicial.
No encontro de hoje os atingidos de Baixo Guandu também analisarão a recente decisão Judicial sobre o Auxílio Financeiro Emergencial (AFE), e de que forma este assunto deverá ser abordado com o juiz da 12ª Vara Federal; outra pauta do encontro deverá ser a reivindicação de prorrogar a adesão ao Novel, cujo prazo se encerra no próximo dia 31 de abril.