Uma pequena loja nascida em Baixo Guandu no ano de 1970, chega aos 52 anos de existência neste 2022 com muito para comemorar: cresceu e transformou-se num grupo empresarial com 8 lojas espalhadas em 3 cidades capixabas , atuando comercialmente em 5 segmentos.
Estamos falando do grupo Bandeirante, que mantém suas raízes em Baixo Guandu, onde inaugurou recentemente as novas instalações da Bandeirante Magazine, possui ainda outra loja na cidade, 5 na cidade de Colatina e mais uma em Linhares.
O grupo Bandeirante tem atuação nos segmentos de Presentes, Brinquedos, Decoração, Embalagens e Cosméticos, transformando-se numa excelente referência pela vasta clientela que conquistou ao longo de mais de meio século.
A história do grupo Bandeirante remonta aos anos 1960, quando um menino chamado Arnaldo Krause Belz, então com 11 anos, veio estudar num colégio interno da Igreja Luterana em Baixo Guandu. Os pais dele, Lourenço e Alvina Belz, logo em seguida deixaram a roça no interior de Colatina e passaram a residir em Guandu, onde abriram uma venda de secos e molhados.
O jovem Arnaldo Belz, com 18 anos, teve a visão de procurar novos rumos e aventurou-se em viagens constantes a São Paulo, onde trazia mercadorias que eram “novidade” no recatado comércio capixaba e passou a revender aos lojistas da região.
Foram dezenas de viagens à capital paulista e muita experiência acumulada, surgindo então a primeira loja em Baixo Guandu, em 1970, denominado “Armarinho Bandeirante”, instalada onde ficava na época o mercado municipal.
Em 1986, Arnaldo e a esposa Sônia Schneider Belz tomaram a difícil decisão de expandir os negócios, quando a loja iniciada em 1970 já tinha sede própria na avenida Carlos de Medeiros.
“Eu senti que, se continuasse apenas em Baixo Guandu, iria estagnar, parar no tempo. Foi uma decisão arriscada e difícil, mas tive de abrir novos horizontes”, conta o empresário Arnaldo Belz, que hoje tem 72 anos e continua bastante atuante no grupo empresarial junto com a esposa Sônia, embora os negócios já estejam mais a cargo dos quatro filhos, todos atuando no grupo.
Pois exatamente em Colatina estão hoje 5 lojas do grupo Bandeirante, além de uma em Linhares, mas os proprietários mantém uma forte ligação afetiva e de amizade em Baixo Guandu. “Nascemos aqui, investimos aqui e temos uma gratidão por tudo que a cidade nos proporcionou”, explica Arnaldo Belz.
Arnaldo e Sônia iniciaram grupo Bandeirante em 1970
O início do grupo Bandeirante remonta de 1970, quando os recém casados Arnaldo Belz e Sônia Schneider Belz abriram uma lojinha de armarinho no mercado municipal de Baixo Guandu.
“Na época, o vereador Armando Viola me ajudou arrumando o ponto. Depois ele se elegeu prefeito, expandi a loja e ficamos longo tempo sem nos vermos. O reencontro aconteceu há uns 4 anos, quando ex-alunos do Ginásio Brasil promoveram um encontro em Guandu. “Infelizmente o Armando veio a falecer recentemente, mas ficou a gratidão, assim como aos guanduenses, de quem nunca esquecemos”, diz Arnaldo.
O carinho do casal por Baixo Guandu é visível, tanto que jamais pensaram em deixar a loja daqui em segundo plano. Mesmo ainda atuando na gestão dos negócios, Arnaldo e Sônia puderam viajar por vários países do mundo, continuam ativos no Rotary Clube e não dispensam finais de semana e férias para estar bem perto da família.
Uma história familiar que envolve muita dedicação
O grupo empresarial Bandeirante possui uma gestão muito familiar. Embora os fundadores Arnaldo e Sônia Belz ainda mantenham atuação nos negócios, os filhos Mônica, Verônica, Marcos e Eduardo estão mais à frente da administração das 8 lojas.
“Eu nunca impedi que eles criassem asas e estudassem para tomar o destino que achassem melhor. Mas o grupo foi crescendo e todos acabaram se engajando nos negócios, o que também é motivo de alegria e satisfação”, conta o empresário Arnaldo Krause Belz.
Se cresceu e se expandiu nestes 52 anos, o grupo Bandeirante teve na retaguarda desta trajetória uma enorme dedicação de todos. “Sem esta garra e força de vontade, é difícil crescer”, avalia Arnaldo Belz.
Em 1986 Arnaldo e família saíram de Baixo Guandu e passaram a residir em Colatina. Para achar um bom ponto comercial de início, ele adquiriu uma pizzaria com boa localização, mas nunca atuou no ramo. Fechou o negócio e remodelou para abrigar a primeira loja Bandeirante em Colatina. No final de 1990 já era inaugurada a sede própria da loja, sempre uma referência em presentes e decoração na cidade.
Arnaldo Belz se diz muito grato a Colatina e ao carinho com que a cidade recebeu a Bandeirante. “Me lembro que o Ferrari, da transportadora colatinense, foi um grande incentivador, assim como tantos outros que nos receberam de braços abertos”, conta Arnaldo.
Hoje são 5 lojas em Colatina, 2 em Baixo Guandu e 1 em Linhares, atuando em 5 segmentos distintos. E valeu a pena estes 52 anos atuando no comércio? Arnaldo Belz diz que sim: ‘‘É uma vida inteira de muito trabalho e dedicação. Acho que eu faria tudo de novo’’ argumenta Arnaldo, com a simplicidade do menino que deixou a roça aos 11 anos e teve uma trajetória de vida dedicada ao trabalho.
Grupo emprega 60 colaboradores: a mais antiga há 44 anos
Uma das características do grupo Bandeirante é fidelizar seus colaboradores. Hoje somam 60 pessoas, divididas nas 8 lojas e uma delas, Carmen Lúcia Pitelkow, trabalha na loja de Baixo Guandu há 44 anos.
Para o grupo Bandeirante, manter uma equipe afinada com o propósito de servir bem aos clientes , é muito importante para o sucesso. “O cliente satisfeito sempre volta”, explica Arnaldo Belz.
O empresário prefere não fazer planos para o futuro, nem se pretende ampliar o número de lojas do grupo Bandeirante, mas seu espírito empreendedor continua bastantes ativo, participando sempre da gestão das lojas hoje administradas pelos filhos.
“Peço sempre que Deus abençoe os negócios e me dê forças para lutar pelo desenvolvimento, gerando empregos e buscando um país melhor”, conclui o empresário Arnaldo Belz, que junto com a família, são praticantes da fé Cristã Luterana.
Investimento na loja guanduense
Recentemente a loja guanduense do grupo passou por uma completa repaginação: a Bandeirante Magazine, localizada na avenida Carlos de Medeiros, está muito mais bonita, confortável e aconchegante, oferecendo um variado leque de opções especialmente na área de presentes e decoração.
A administradora da loja, Mônica Belz Lange, psicóloga de formação, não esconde o carinho que o grupo tem por Baixo Guandu, onde ela e os irmãos Verônica, Marcos e Eduardo nasceram. “Baixo Guandu é nossa origem e o carinho pela cidade nunca acaba”, diz ela.
Parabéns ao sucesso do grupo Bandeirante Magazine 👏👏👏👏