Até a data de ontem (24/3), os órgãos oficiais de comunicação da Prefeitura de Baixo Guandu ainda não haviam se manifestado sobre o suposto fechamento de 12 escolas localizadas no campo, situação que está gerando uma enorme preocupação nas comunidades do interior.
Consta que reuniões estão sendo realizadas nas próprias comunidades, envolvendo servidores da Secretaria Municipal de Educação, além de vereadores, e que pelo menos 4 escolas já teriam recebido confirmação do encerramento das atividades.
Estariam sujeitas a fechamento as seguintes escolas:
. Alto Batuta
. Alto Jacutinga
.Alto Mutum Claro
. Alto Palmital
. Barra de Santa Rosa
. Boa Vista
. Cabeceira de São Vicente
. Irmãos Zanotti
. Km 25 do Mutum
. Queixada
. Santa Rosa
. Vista Alegre
Preocupação
A Secretaria Municipal de Educação teria garantido que os alunos não ficarão sem estudar e que a Prefeitura vai providenciar transporte escolar para a unidade mais próxima, neste caso, a maioria nas sedes dos distritos do interior.
A preocupação dos pais, no entanto, estaria exatamente neste deslocamento, uma vez que crianças de 4, 5 ou 6 anos, por exemplo, estariam sujeitos a pegar um ônibus e não teriam maturidade suficiente para isso.
Na escola de Alto Palmital, por exemplo, os alunos teriam que se deslocar até a sede de Baixo Guandu, num percurso de 30 quilômetros (60 de ida e volta), provocando uma natural preocupação dos pais com esta situação.
Consta que a Prefeitura está fechando escolas com poucos estudantes (há casos de unidades com menos de 10 alunos), porém não há nenhuma explicação da gestão municipal sobre o assunto nos canais oficiais. Um dos argumentos da Secretaria Municipal de Educação é de que o fechamento atende a uma recomendação do Tribunal de Contas, porém a política municipal de Educação cabe exclusivamente aos gestores locais.
Outra preocupação dos pais é a qualidade do transporte escolar em Baixo Guandu, já que nas redes sociais são constantes as denúncias de que ônibus em péssimas condições estão sendo utilizados no tráfego dos alunos.
Eu vou lutar até o fim pra não fechar a escola do queixada meu filho é especial e não tenho confiança de deixar ele ir sozinho nesses transportes escolar sem segurança nenhuma aqui é perto de casa até eu mesmo levo ele se for o caso…
É uma pouca vergonha. Porq as crianças do queixada ñ tem um lugar pra brincar..e agora querem acabar com a escola também. Deixa as crianças estudarem na roça….
É um dever de uma prefeitura,e tbm vereadores,manter a educação da região,já estar dificio para os moradores e da cidade com o abuso de alimentos salariais do prefeito e vereadores,tem que tomar vergonha e deixar as escolas funcionando p/educação local.