Depois de passar os meses de janeiro, fevereiro e começo de março com número extremamente elevado de novos casos da Covid, (quase 5 mil), Baixo Guandu entrou desde a semana passada numa fase bem tranquila da doença.
Nos últimos 7 dias foram registrados apenas 36 novos casos, e o número de casos ativos caiu para 14 nesta segunda-feira, enquanto chegou a ultrapassar 1300 pessoas contaminadas simultaneamente em fevereiro. Hoje há apenas um paciente de Baixo Guandu internado por Covid, em hospital de Colatina.
Desde hoje, conforme mapa de risco divulgado semanalmente pela Secretaria Estadual de Saúde, Baixo Guandu está em risco baixo de transmissão (mesma classificação da semana passada) e a população já pode andar pelas ruas sem máscaras. Mas em ambientes fechado, como lojas comerciais, a obrigatoriedade continua valendo.
A queda dos casos da Covid em Baixo Guandu segue uma tendência nacional registrada nas últimas semanas. Graças à vacinação em massa (mais de 80,% no caso guanduense) os novos casos da variante ômicron apresentaram sintomas leves em quase 100,% dos casos.