Baixo Guandu continua registrando uma queda diária progressiva de novos casos da Covid, mas de maneira muito lenta: de ontem para hoje foram mais 117 infectados, enquanto neste de fevereiro a média diária ficou em 135 ( 2989 em 22 dias).
Desde 1º de janeiro, os infectados em Baixo Guandu somaram 4.405 pessoas, um número extremamente alto que era difícil de se imaginar. O registro de 2022 é de 3 óbitos no município.
Hoje apenas 3 pacientes guanduenses estão internados , em hospitais de Colatina (2) e na Serra (1). O número de casos ativos hoje soma 344, número muito inferior ao registrado, por exemplo, em 1 de fevereiro, quando 1161 pessoas estavam simultaneamente contaminadas.
No balanço da avalanche de casos da variante ômicron, que também chegou a Baixo Guandu de forma avassaladora em 2022, a maioria esmagadora dos infectados teve sintomas leves ou não apresentaram nenhum sintoma.
Este fator positivo é resultado da vacinação, que já alcançou mais de 80% dos guanduenses, aliado ao fato de que a variante ômicron é reconhecidamente menos agressiva.