Em 48 dias decorridos do ano 2022, Baixo Guandu registrou nada menos do que 4.132 casos novos da Covid, segundo os boletins divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, resultado da explosão de contaminações provocadas pela variante ômicron.
Neste mesmo período, foram anotados 3 óbitos decorrentes de complicações da Covid, sendo que os 8.365 casos registrados desde o início da pandemia, em 2020, significa dizer que cerca de 27% da população guanduense já foi contaminada pelo vírus. Mas as próprias autoridades de saúde admitem que o número de contaminados pode ser muito maior, uma vez que muitos passam pela Covid sem sintomas ou não fizeram o teste mesmo sentindo sintomas gripais.
Segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde de ontem, 4 pacientes da cidade estão internados precisando de suporte de UTI, nas cidades de Colatina (2), Serra (1) e Linhares (1). O número de ontem é melhor do registro de quarta-feira, quando 7 pacientes se encontravam internados.
Agravamento
Mesmo com a avalanche de casos da Covid em 2022, a variante ômicron apresentou sintomas leves na grande maioria das pessoas. Não há informação oficial se os 3 óbitos registrados este ano em Guandu foram desta variante, ou se tratava de pacientes que já estavam internados em hospitais antes da chegada da ômicron no Espírito Santo.
Graças a boa cobertura vacinal, a variante ômicron não está agravando 99% dos casos registrados em Baixo Guandu. Apenas poucos precisam de atendimento médico e o número de internações também é muito pequeno.
Porém não convém arriscar, sendo a medida mais acertada buscar a imunização. Além da vacina, manter os cuidados, com uso de máscaras, higienização das mãos e evitar qualquer tipo de aglomeração.