O mês de janeiro de 2022 termina hoje com recorde de casos da Covid registrados em Baixo Guandu desde o início da pandemia. As contaminações somaram 1250 guanduenses infectados em 31 dias.
Hoje, 983 pacientes estão se recuperando simultaneamente do vírus.
A notícia traz grande preocupação, mas ao mesmo tempo um grande alívio: mesmo com o município infestado pela Covid, temos hoje apenas 3 pessoas internadas, o que sugere o grande efeito benéfico da vacinação, já que pouco mais de 70% dos guanduenses já foram imunizados 2 vezes.
Embora a variante predominante aqui também seja a ômicron, considerada bem menos agressiva, esta grande onda de contaminação que ocorre no Brasil (e no mundo) já impacta os serviços de saúde, com ocupação elevada dos leitos de UTI – 80% no caso do Espírito Santo.
O secretário de Estado da Saúde, médico Nésio Fernandes, avaliou que, sem as vacinas, poderíamos estar atravessando um momento caótico da pandemia. Felizmente, as vacinas protegem contra a gravidade da doença, embora não evitem 100% as contaminações.
Testagem
Desde ontem a Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu ampliou os locais de testagem Covid, concentrando as atividades no pavilhão da Igreja Adventista, o dia todo, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na parte da manhã.
A testagem em massa é uma estratégia fundamental para frear a disseminação do vírus, já que a pessoa testada positiva se isola e ajuda a conter a cadeia de transmissão.
Segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado hoje, nas últimas 24 horas foram testados mais 135 casos novos da doença. Melhor do que na última sexta-feira, quando os casos em 24 horas somaram 224.