A escalada de guanduenses infectados pela variante ômicron da Covid continua em alta e batendo recordes diários: de ontem para hoje, (quarta-feira) foram anotados mais 169 novos casos, um novo recorde diário desde o início da pandemia.
Hoje são 543 guanduenses contaminados simultaneamente pela Covid em Baixo Guandu, mas a notícia que traz certo alívio é que existem apenas 3 pacientes internados, contra 4 hospitalizados na data de ontem.
Esta situação de poucos internados sugere principalmente que o fato de 70% dos guanduenses já estarem vacinados com duas doses, está garantindo uma excelente proteção. Soma-se também o fato de que a variante ômicron é reconhecidamente pela ciência como menos agressiva.
De qualquer forma, não convém brincar com a sorte: é preciso que todos se protejam usando máscara, fazendo higienização das mãos e evitando aglomerações. E o mais importante: que todos procurem se vacinar contra este vírus que já matou mais de 620 mil brasileiros.
Recorde
Neste mês de janeiro de 2022, Baixo Guandu bateu recorde de casos da Covid desde o início da pandemia.
É só fazer as contas: no dia 3 de janeiro, segundo o boletim oficial da Secretaria Municipal de Saúde, tínhamos 4233 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Hoje, 26 de janeiro, temos 4960 pessoas contaminadas.
Isto quer dizer que, nos 26 dias de janeiro de 2022, nada menos do que 727 guanduenses se infectarem com o vírus. Isto dá uma média de 27 pessoas contaminadas diariamente em janeiro.