Quem passa pela BR-259 na cidade de Resplendor (MG), nas proximidades da grande ponte que atravessa o Rio doce, não deixa de notar um belíssimo ponto de parada nas margens da rodovia.
Trata-se do Bixu de Pé, um complexo de lazer e entretenimento que reúne restaurante bem ao estilo mineiro, loja de conveniência, lanchonete, posto de combustíveis e uma belíssima pousada, tudo numa magnífica área de 50 mil metros quadrados que é um convite para viajantes e moradores de Resplendor e cidades próximas.
Toda esta estrutura possui uma rica história que começou com uma simples lanchonete no ano de 1998, fundada por um ex-bancário e uma professora, ambos nascidos em Itueta (MG) e que viram na construção da BR-259, naquela época, uma oportunidade de iniciar um empreendimento que agradasse o público.
Os idealizadores do Bixu de Pé são os empresários Nilton Dietrich e a esposa Rosilene Nicoli Dietrich Rocha, que hoje, 23 anos depois, se sentem recompensados pela luta em garantir ao público um empreendimento reconhecido pela qualidade em tudo que oferece.
A luta foi (e continua) grande, mas trata-se de uma empresa genuinamente familiar. Toda a administração fica por conta, além do casal, do filho Leonardo com a esposa Gabriela, e também do filho Lucas, de apenas 18 anos. O casal tem ainda a filha Luiza, de 21 anos, que no momento está fazendo um intercâmbio cultural na Holanda.
“Nós fizemos sempre questão de manter esta gestão familiar na empresa, desde a inspiração do negócio que veio de um irmão que possuí restaurante no Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Macaé”, revela a empresária Rosilene Nicoli Dietrich.
Como surgiu o nome Bixu de Pé?
Certamente a maioria da clientela do Bixu de Pé desconhece o porque do nome pouco usual para um empreendimento que reúne, entre outros, restaurante e pousada.
A origem vem de 1998, quando o então DNER construía a ponte de Resplendor na BR-259 e o casal Nilton e Rosilene resolveu abrir um “boteco” perto da construção para servir aos trabalhadores da estrada e outros fregueses.
A empresária Rosilene conta que a construção da ponte gerava muito entulho próximo ao boteco, com aterro e madeira podre, favorecendo o aparecimento de muito bicho-de-pé (o inseto), infestando as pessoas que ali transitavam.
“Meu marido Nilton trabalhava na Capel e os funcionários de lá vinham aqui tomar cerveja e comer tira-gosto. Vamos lá no bicho-de-pé, diziam eles. O apelido acabou pegando”, conta Rosilene.
Os donos estranharam o nome mas acabaram se conformando com o apelido, que pegou de vez. Rosilene conta que pediram a um artista plástico amigo (JB o nome) para criar uma logomarca. Ele foi criativo ao elaborar o nome fantasia “Bixu de Pé”, sem fugir do apelido original, mas afastando a grafia daquele inseto chato que todos conhecem.
Empresários acreditaram no potencial da região
O Bixu de Pé surgiu em Resplendor em 1998, quando o DNER construía a BR -259, que liga João Neiva (ES) a Governador Valadares (MG), até então uma estrada de terra batida e com pouquíssimo tráfego.
Os empresários Nilton e Rosilene Dietrich tiveram a visão de sentir um futuro promissor há 23 anos atrás. Nilton trabalhava no Bradesco em Teófilo Otoni, foi demitido e decidiu retornar com Rosilene, professora, para Resplendor.
Surgiu a ideia de montar uma lanchonete, na verdade um “boteco” onde está hoje o complexo Bixu de Pé, atendendo inicialmente trabalhadores que atuavam na estrada.
O negócio era muito simples, mas aos poucos a lanchonete passou a servir comida com oito cubas, surgiu depois a necessidade de ampliação do espaço com uma primeira laje e gradativamente o crescimento aconteceu.
Hoje o restaurante Bixu de Pé possui capacidade para 400 pessoas, tem um enorme fogão a lenha e serve 60 variedades de comida em sistema self- service no almoço e jantar. Mais recentemente foi montada também uma pizzaria, que funciona à noite.
Tudo ali hoje obedece a critérios de conforto e comodidade, com banheiros impecáveis, espaço para as crianças se divertir e lanchonete, tudo moderno mas sem fugir de um estilo rústico.
Os empresários Nilton e Rosilene acreditaram no potencial da região lá no início, em 1998, surgindo depois o posto de combustíveis e a Pousada Bixu de Pé em 2013.
Complexo emprega 70 colaboradores
Todo o complexo “Bixu de Pé” emprega hoje 70 colaboradores, entre o restaurante, loja de conveniência, lanchonete, posto de combustíveis e pousada, tudo agregado numa maravilhosa área de aproximadamente 50 mil m2 às margens da BR-259, em Resplendor.
A pousada, inaugurada em 2013, possui 14 chalés geminados, com 28 quartos dotados de excelente conforto aos usuários, cercada de muito verde e bem próxima do famoso rio Doce.
O perfil da clientela “Bixu de Pé” é variado: vai desde os viajantes da BR-259 até moradores de cidades vizinhas dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Seja para um simples almoço ou jantar ou até mesmo para um descanso na pousada, a clientela encontra no Bixu de Pé um atendimento gentil, além de uma culinária elogiada, com destaque para a tradicional comida mineira.
“Somos uma empresa que gosta de atender bem, idealizada por uma família que procura oferecer o melhor para sua clientela, sempre preocupada em fazer com que todos se sintam em casa”, diz a empresária Rosilene Dietrich.
(33) 3263-9484
Ja ouvi varios bons comentarios a respeito.Mas em Resplendor e tb Bx Guandu só no inverno, mto quente.Sou mto calorenta.Mas irei com certeza.Belo passeio