Uma comparação do número de casos novos e óbitos pela Covid em Baixo Guandu, nos últimos 14 dias, mostra que a pandemia continua ativa e preocupante, com aumento de ocorrências na última semana.
Da última quinta-feira (2/12) até ontem (9/12) ocorreram nada menos que 46 casos da doença, uma média diária próxima de 7 novos contaminados, além de dois óbitos no período.
Já na semana anterior (26/11 a 2/11) os números mostram 43 novos casos e nenhum óbito no período. Ou seja: o boletim da Secretaria Municipal de Saúde aponta uma piora do quadro da pandemia nos últimos 7 dias.
Esta situação não deixa de ser preocupante, especialmente pelo fato dos guanduenses terem relaxado na prevenção: basta andar nas ruas para ver que reduziu muito o número de pessoas que usam máscara de proteção. Na feirinha municipal que se realiza às quintas feiras o quadro não é diferente: muita gente circulando sem máscaras, inclusive as pessoas que fazem a segurança do local.
Desde o início da pandemia, já são 91 mortes provocadas pelo vírus em Baixo Guandu. O boletim de ontem mostra número de novos casos em alta e número de suspeitos da doença também em elevação. Mostra também que existem 35 casos ativos no município e duas pessoas estão internadas na UTI em um hospital de Colatina.
Embora a vacinação continue avançando muito bem em Baixo Guandu, através da Secretaria Municipal de Saúde, os especialistas alertam que a prevenção ainda é o melhor caminho, juntamente com os imunizantes, para controlar definitivamente a pandemia da COVID-19.