Os municípios de Baixo Guandu e Aimorés enfrentam neste ano de 2021 uma seca acentuada, com graves prejuízos às atividades agropecuárias, mas o instituto de meteorologia Climatempo prevê o retorno das chuvas na região a partir de hoje, terça-feira.
Segundo o Climatempo, deve chover entre hoje e o próximo sábado, 42 mm na região, uma quantidade ainda muito pequena para resolver o problema da estiagem, mas um alento para amenizar o calor e trazer a esperança que a temporada das águas retorne gradativamente.
Nesta terça-feira a previsão é de 5mm de chuva, amanhã mais 5 , já na quinta-feira 7 mm e na sexta-feira 15mm, fechando o sábado com mais 10 mm, tudo conforme o Climatempo.
A seca está preocupante em 2021 em Baixo Guandu, onde segundo o Incaper, choveu apenas 313 mm de janeiro a setembro (na sede do município, segundo registro nos medidores do SAAE), índice muito inferior ao esperado. O resultado da estiagem é visível no interior, onde os pastos estão secos e pequenos córregos já não correm água.
Segundo o Incaper, as chuvas de janeiro a setembro em Baixo Guandu significam o menor índice para o período dos últimos 80 anos, um verdadeiro clima de agreste. Para se ter uma ideia, a média anual de chuvas no município fica em torno de 910 mm, quantidade que dificilmente será alcançada no ano de 2021.
No ano de 2020, choveu 1000,8 mm em Baixo Guandu, uma quantidade satisfatória considerando a média anual de precipitações, que está em torno de 910mm de chuva por ano. Entre 2014/2017 Baixo Guandu viveu um período de forte estiagem, porém, entre 2018 e 2020 as chuvas foram satisfatórias. Agora em 2021, a seca castiga novamente o município.