A TV Justiça, órgão oficial do Poder Judiciário do Brasil, produziu um vídeo com 5 minutos de duração, destacando o alcance do Sistema Indenizatório Simplificado, introduzido na bacia do rio Doce através de sentença judicial da 12ª Vara Federal e relacionada ao desastre ambiental da Samarco.
O vídeo aborda os primeiros meses das indenizações, introduzidas através de sentença do juiz federal Mário de Paula Franco Júnior datada de 1º de julho, com início dos pagamentos no início de setembro de 2020.
Passados 8 meses do início do pagamento aos atingidos, até abril a Fundação Renova já tinha indenizado 11,8 mil pessoas em 22 localidades ao longo da bacia do rio Doce, totalizando R$ 1,07 bilhão de recursos liberados pelo Sistema Simplificado – que está beneficiando pescadores informais, areeiros, carroceiros, artesãos, lavadeiras, agricultores e comerciantes, entre outras categorias.
Paralisadas
As indenizações estão paralisadas desde 30 de março, em função de uma ação de arguição de suspeição movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o juiz Mário de Paula, que já se manifestou no processo não se considerando impedido de continuar à frente do sistema indenizatório.
O caso está tramitando no TRF 1, de Brasília, com a expectativa de que, até a próxima semana, saia a decisão sobre a alegada suspeição do juiz federal.
As Comissões dos Atingidos dos vários municípios beneficiados pela sentença estão confiantes na manutenção do juiz Mário de Paula no processo, considerando que uma mudança agora iria provocar um enorme atraso na continuidade das indenizações.
O vídeo produzido pela TV Justiça, cuja íntegra segue abaixo, deixa claro que as indenizações beneficiarão milhares de pessoas ao longo de toda a bacia do rio Doce, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Segue o vídeo:
Muito bom tomara qui recomeça logo pois estou esperando há 5 anos e não recebi nada ainda sendo pescadora profissional tô na espera sendo qui muitos não pescam e já recebram
Tomara que volte aos pagamentos logo. Pois há vários atingidos que estão ainda na expectativa para receberem e realizarem os seus sonhos de uma casa, carro, moto, quitação de dividas e etc.
Só nos deixam tristes e sem esperanças esse “povo” embargando o andamento das indenizações. Gente, o próprio processo diz que é FACULTATIVO ou seja, entra quem quer. Deixa o MM continuar homologações para nos dar esperanças.
Baixo guandu
Eu estou aguardando Dez de 2016 é nada mea Judá
Mais às amologacoes vai demora a voltar
EU GOSTARIA DE SABER SE A FR EMPRESTA DINHEIRO PORQUE DA FORMA QUE ELA ESTA AGINDO COM OS PAGAMENTOS DOS PESCADORES PROFISSIONAIS DESCONTANDO OQUE JA NOS PAGOU SENDO DESTA FORMA NÃO FOI UM DIREITO NOSSO QUE ELA PAGOU ELA NOS EMPRESTOU ISTO ESTA MUITO ERRADO POR PARTE DESTE JUIZ JULGADOR EM ESTA JULGANDO CONTRA OS ATINGIDOS PROFISSIONAIS PARA BENEFICIAR ADVOGADAS DE ATINGIDOS EU SO ESPERO QUE ESTE JUIZ SEJA AFASTADO DESTE CASO