A Justiça Federal em Minas Gerais determinou uma perícia no sistema de gestão da Fundação Renova, entidade criada para administrar a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, em novembro de 2015.A decisão é do juiz Mário de Paula Franco Júnior, da 12ª Vara Federal, em atendimento a um pedido da AGU (Advocacia-Geral da União).
Uma empresa de São Paulo foi nomeada para avaliar a organização interna da fundação. Ela terá 180 dias para concluir o trabalho, segundo o juiz, “voltado para o remodelamento e aprimoramento do sistema de gestão organizacional interno da Fundação Renova, com vistas a alcançar-se maior efetividade nas ações de reparação”.
Na decisão, o magistrado também determinou a abertura de um número processual próprio para tratar, exclusivamente, do pedido de suspensão das atividades da Renova.
Em fevereiro deste ano, o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) pediu à Justiça para acabar com a atuação da fundação. Os promotores alegaram problemas de governança na entidade e desvio de finalidade. A Renova nega as irregularidades.
“A medida permitirá ao juízo (e de resto aos demais interessados) a fiscalização e o monitoramento em tempo real da situação jurídica da Fundação Renova, do andamento da perícia e do cumprimento das obrigações judicialmente estipuladas, trazendo, com isso, maior publicidade, transparência e, sobretudo, racionalidade para ajuntada de petições e documentos”, justificou o juiz.
Em nota, a Fundação Renova informou que se encontra à disposição da Justiça para prestar todas as informações necessárias e ressalta que a instituição tem o objetivo único de executar programas e ações de reparação aos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
Leia a nota na íntegra:
A Fundação Renova informa que a 12ª Vara Federal determinou a abertura do Eixo Prioritário nº 13 – Reestruturação do Sistema de Gestão Organizacional Interno, voltado para a realização de diagnóstico independente da Fundação Renova, com o objetivo de analisar e, se for o caso, propor mudanças na gestão organizacional da entidade que favoreçam a reparação da Bacia do Rio Doce.
A Fundação Renova encontra-se à disposição da Justiça, para prestar todas as informações necessárias ao perito nomeado e ao Juízo. Cabe ressaltar que a Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. E, neste sentido, reforça a importância de ações que fortaleçam e aprimorem não apenas sua atuação, mas todo o sistema de gestão constituído para o avanço dos trabalhos de reparação em andamento.
A Fundação Renova segue comprometida com os trabalhos de reparação. Até janeiro de 2021 foram desembolsados R$ 11,89 bilhões nas ações de reparação e compensação e pagos, no total, R$ 3,26 bilhões em indenizações e auxílios financeiros para cerca de 320 mil pessoas.
Fonte: https://noticias.r7.com/
Estou a mais de 6anos esperando a indenização e até agora nada tenho laudo e todos os documentos e mesmo assim foi para o juiz decidir falta de respeito sabem que tem que pagar então paga logo e pronto fica fazendo os ribeirinhos de besta
Eu não entendo tem 4 anos que fiz não recebo
As contrataçoes de instituisoes sem objetivo nenhum na reparaçao de danos ou na recuperaçao da fauna e flora como por ex monitora o rejeito contaminado ,olhar os animais e peixeis mortos saber que tudo foi destruindo sem tomar uma providencia de imediado agora, pra mim e jogar dinheiro fora,lavagem do dinheiro da reparaçao do crime da samarco, vale e bhp Australiana.
Existe 5 empresas nas 42 cidades atingitas fazendo perguntas pra pescadores professional e demais atingitos isso pela 10 fez as mesmas perguntas (qual o Valor do contrato dessas empresas)
Eu acho muito errado eles não aceitarem quem fez seu processo depois de abril de 2020. Eles têm é que pagar a todos. Era para eles pedir alguma pessoa para saber se são realmente moradores do lugar e pagar a todos. Teve várias pessoas que acharam que não teriam direito por isso não se cadastraram antes. Mas pediram vários documentos e foram gasto dinheiro em documentos e depois falaram que não teriam direito por terem feito depois de abril de 2020 isso foi palhaçada. O certo é pagar a todos que fizeram pelo menos até dezembro de 2020.
Boa tarde a todos os gestores e responsáveis
Pelo admiração eo senhor juiz
Meus Documentos de casamento de convivência estável casado no dia 30/01/2015
Justamente com os comprovantes de residência da operadora vivo autenticado e como dependente da minha esposa na candelabro
Documentos do posto de saúde meu Sebastiao de lavar e Marluce oliveira da Silva Santana está tudo ok
Aguardando apenas a omologacao
Espero que independe que quem venha a fazer está omologacao seja bem vinda desde já agradeço a todos suas atenção boa tarde a todos
Boa sorte nesta Nova jornada
Muito bem isso ali vcs vão achar muita coisa errada faz perícia mesmo em todos os taloes de luz que vcs vão ver que foram alterados digo isso porque tenho certeza do que estou falado moro em serraria onde todos os moradores que entrou com o processo pra receber da samarco alterou os taloes de luz mais eu avisei a os senhores da samarco deste 2015 eles estão paguando gente eradas gente que ussou documento de pedra corrida agora estão ussado de serraria vem gente de viatinco paca e outros lugares de longe porque aqui recebe mesmo a samarco não procura saber a verdade conto com vcs E se precisa mando os nomes das safadas