Não adiantou as milhares de manifestações dos guanduenses: 10 vereadores da Câmara Municipal de Baixo Guandu e o prefeito Lastênio Cardoso decidiram mudar o nome do Parque da Lagoa, que passa a se chamar “Parque Municipal Elci Pereira”, já apelidado de “Pereirão”. Lastênio já sancionou a Lei que muda em definitivo o nome daquela área de lazer.
Dos 13 vereadores da Câmara, votaram contra a mudança do nome apenas os vereadores Sueli Teodoro e Alderino Gonçalves. O presidente do Legislativo Leandro da Kimacol não votou na sessão, esquivando-se da polêmica, porém assumiu no dia seguinte que também é favorável ao novo nome do parque, que homenageia o ex-prefeito Cici, falecido em 2019.
O Parque da Lagoa se chama agora Elci Pereira, uma polêmica que envolveu fortemente a sociedade guanduense contra a mudança no nome. “Trata-se de um capricho desnecessário fazer esta mudança”, disse a vereadora Sueli Teodoro, que votou contra o projeto apresentado pelo colega Eliseu Siqueira.
O vereador Alderino Gonçalves também foi contra, fazendo questão de se posicionar pelas redes sociais antes da sessão da Câmara que mudou o nome do Parque.
Centenas de pessoas se manifestaram na rede social de Alderino, insatisfeitos com a retirada do nome “Parque Municipal da Lagoa”.
Segundo o vereador, 93% dos internautas foram contrários ao projeto. “Infelizmente contrariariam a vontade da população de Baixo Guandu” explicou Alderino.
A mudança do nome do Parque da Lagoa teve um objetivo claro: atingir o ex-prefeito Neto Barros, que foi o idealizador e construtor daquela enorme área de lazer, entregue aos guanduenses em outubro do ano passado.
O projeto da mudança foi aprovado na Câmara, mas o atual prefeito apoiou integralmente o novo nome do Parque. A intenção clara é não associar o belíssimo “Parque Municipal da Lagoa” ao ex-prefeito Neto Barros, que hoje é o coordenador de Governo do município da Serra e Conselheiro da Federação das Indústrias do Espírito Santo.
Até uma filha do ex-prefeito Cici se manifestou contrária à mudança do nome do Parque, escrevendo uma carta aos vereadores. Ela acusou o fato de terem feito “politicagem” com o nome do pai, uma vez que a família nem foi consultada, lamentando como o processo foi conduzido.
A vontade da população guanduense, no caso do Parque, foi solenemente ignorada por 10 vereadores e pelo prefeito Lastênio Cardoso, que confirmou a promulgação do projeto de lei aprovado pelos vereadores.
Quando os patinha vão voltar para o Parque da Lagoa?