Ontem (11/11) o prefeito Neto Barros e a secretaria de Saúde, Terezinha Bolzani, entregaram oficialmente para população guanduense a Unidade de Vigilância em Zoonoses, cuja função é garantir mais saúde aos pequenos animais como cães e gatos, prevenindo também doenças que afetam os seres humanos.
A unidade se encontra nas margens da BR-259, no sentido de Mascarenhas, (Álvaro Paiva), e vai prestar à população guanduense o trabalho de prevenção e monitoramento, vacinação, encoleiramento, com todos os protocolos exigidos pela Vigilância em Saúde, além de tratar todas as zoonoses que forem identificadas no município.
Participou também da inauguração o gerente de Vigilância da Secretaria Estadual de Saúde, Orlei Amaral Cardoso, que discursou sobre a importância da interrelação entre a saúde humana e saúde dos animais. Frisou também que a estrutura da Unidade de Vigilância em Zoonoses é um marco histórico para população de Baixo Guandu no que tange à saúde pública.
A secretária municipal de Saúde, Terezinha Bolzani, expressou toda sua alegria e agradecimento à gestão que se preocupou e agiu em prol da população nas políticas públicas de saúde.
“É uma grande alegria para a Secretaria Municipal de Saúde e para Prefeitura Municipal de Baixo Guandu estar inaugurando hoje essa Unidade de Vigilância em Zoonoses. Temos o prazer de estar aqui conosco o Orlei, representante da Secretaria de Estado de Saúde, o Augusto da regional, o prefeito Neto Barros, o Azemar coordenador de Vigilância em Saúde, e o Giuliano que é o coordenador deste trabalho e o veterinário que vai acompanhar todos os trabalhos que serão realizados em Baixo Guandu com relação a todas as zoonoses que nós identificarmos no município. Faremos o trabalho de prevenção, monitoramento, o trabalho curativo que for necessário em todos os nossos animais. A população guanduense é o foco do nosso trabalho, já que cuidando de animais como cães e gatos estaremos protegendo os seres humanos”
disse a secretária Terezinha Bolzani.
A Unidade inaugurada ontem já conta com a contratação de pessoal especializado, como médicos veterinários e assistentes para o atendimento no dia a dia.
“Esse trabalho é um marco na história de Baixo Guandu, pouco municípios tem essa estrutura que temos hoje.” pontuou o médico veterinário e coordenador Giuliano.
O prefeito Neto Barros em sua fala enalteceu a Unidade de Zoonoses e a toda equipe que trabalhará na proteção aos animais e no combate a endemias. “Aqui será o espaço onde vamos abrigar os animais, fazer vacinações, cirurgias e também campanha de doação para quem tiver o interesse em ter um animal de estimação de precedência, com todos os exames, ou seja, com a saúde perfeita.”
Baixo Guandu hoje integra um pequeno rol de municípios que possuem a Unidade Vigilância em Zoonoses e prioriza o bem-estar dos animais de sua cidade.
Estamos com infestação de gatos e queríamos que os órgãos competentes nos ajudaram pois gatos fazem suas necessidades em todos os lugares e também na cozinha de ontem nos trabalhamos, tem muito animais doentes.
Telefone de contato do centro de zoonoses?