O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, conhecido em todo o país como SAMU, vai chegar a Baixo Guandu brevemente. O município já assinou o termo de adesão ao serviço, anunciado ontem pelo governador Renato Casagrande a mais 14 municípios capixabas.
“Trata-se de um serviço muito importante, que vai dinamizar o atendimento a toda comunidade guanduense”
comemorou ontem o prefeito Neto Barros. O SAMU vai atender inicialmente à sede do município, para transporte de emergência em residências, locais de trabalho ou vias públicas.
Segundo explicou ontem a secretária municipal de Saúde, Terezinha Bolzani, a Prefeitura já está providenciando um local (base) para as operações do SAMU 192 na cidade, buscando agilizar o início da operação do serviço.
Terezinha não detalhou o prazo do início de funcionamento do SAMU, porém explicou que as principais etapas que antecedem o serviço estão sendo cumpridas. “Já assinamos a adesão do município, o processo de contratação via licitação regional está em andamento e muito breve teremos mais esta conquista”.
Criado em 2003 no Brasil, o SAMU 192 é considerado um grande sucesso e está presente em centenas de cidades no país, pela rapidez e eficiência no atendimento ao usuário.
Além do SAMU na sede, a Prefeitura via Secretaria Municipal de Saúde acaba de adquirir e entregar 5 ambulâncias 0 km em Baixo Guandu. Quatro delas já estão à disposição dos moradores dos distritos do km 14, Alto Mutum, Vila Nova do Bananal e Ibituba. A outra ambulância 0km está atendendo a sede, incluindo a localidade de Mascarenhas.
Bom dia ,sou técnica de enfermagem ,e socorrista tbem , vai ter concurso pra trabalhar no SAMU?