Baixo Guandu se transformou num bom exemplo de prevenção e combate à epidemia de coronavírus: hoje não existe nenhum caso suspeito ou confirmado no município e os 12 pacientes submetidos a exames deram resultado negativo.
O prefeito Neto Barros faz questão de acompanhar de perto todas as ações voltadas à prevenção da doença, realizando várias vezes por semana transmissões diretas (lives) da Prefeitura, sempre à noite, mantendo a população informada sobre tudo que está sendo feito no município para evitar a chegada da doença.
Ironicamente, a realização do Campeonato Pan-Americano de Parapente na cidade, entre 7 e 14 de março, com presença de mais de 120 estrangeiros, preparou melhor as equipes de Saúde da cidade no enfrentamento à pandemia de coronavírus. O prefeito Neto chegou a ser criticado nas redes sociais por permitir a competição, quando se iniciavam os primeiros casos do COVID-19 , no estado de São Paulo.
“Bem antes de outros municípios, nós já estávamos trabalhando na prevenção ao coronavírus, atuando no campeonato de parapente”, atesta a secretária municipal de Saúde, Terezinha Bolzani. Todos os estrangeiros foram submetidos a avaliação diária durante a competição em Baixo Guandu, prevenindo exatamente a possibilidade de alguém estar contaminado.
Hoje 38 municípios capixabas já apresentam casos de coronavírus, mas Baixo Guandu continua livre da doença. São mais de 1200 casos no Estado, com 33 mortes até hoje.
Cidades próximas ao Guandu como Colatina, Afonso Cláudio, Santa Tereza, São Roque do Canaã, Santa Maria de Jetibá e São Gabriel da Palha já tem casos confirmados de coronavírus. A luta, segundo o prefeito Neto Barros, é evitar a chegada da doença no município, com ações permanentes de prevenção, como as citadas abaixo.
Segue algumas ações de Baixo Guandu contra o coronavírus, lembrando que tivemos até agora 12 casos suspeitos e todos descartados.
• Desinfecção de ruas, unidades de saúde e pontos de aglomeração de pessoas com cloro;
• Aquisição de espaçadores para o público e instalados em frente aos bancos, casas lotéricas e afins;
• Contratação de maís profissionais para as equipes da ESF;
• Aquisição de 60 mil máscaras para distribuição em domicílio a partir da primeira semana de maio;
• Atuação conjunta com o Estado na barreira sanitária em funcionamento na BR 259 desde 6 de abril;
• Aquisição de 3 mil cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade;
• Reunião periódica do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) para analisar e discutir a pandemia de coronavírus;
• Campanha educativa com distribuição de 30 mil panfletos no município, alertando para riscos de aglomerações e manutenção de hábitos de higiene;
• Programa de rádio diário com pessoal da secretaria de Saúde, esclarecendo dúvidas;
• Lives feitas pelo prefeito Neto Barros, atualizando informações importantes à população.
jacymar_@hotmail.com