O prefeito Marcelo Fubá, de Aimorés, assinou ontem o decreto 007/2020, declarando estado de emergência no município.
Em nota publicada em sua rede social, o prefeito explica que a crise provocada em todo o país pela pandemia de coronavírus exige um enfrentamento firme para conter a disseminação da doença.
Entre as medidas tomadas pelo prefeito, estão a suspensão das aulas na rede pública municipal e uma série de orientações na área de saúde.
A nota publicada por Marcelo Fubá em sua rede social diz o seguinte, na íntegra:
Bom Dia Aimorés,
Após reunião com os nossos Secretário Municipais, decidimos por publicar o Decreto Municipal nº 007/2020 que trata de medidas cabíveis em relação a prevenção e o enfrentamento do coronavírus (COVID-19).
Importante ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado o monitoramento diariamente e acompanhado as informações dos municípios vizinhos, e até o momento não há nenhum caso suspeito do novo coronavírus (COVID-19) em nossa cidade.
O município tem buscado orientações junto ao Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, além, de outros órgãos federais e estaduais que tem trabalhado no monitoramento do coronavirus (COVID-19), para tomar as medidas necessárias de prevenção.
Como medidas individuais para evitar a proliferação do vírus, recomenda-se medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienização das mãos é o álcool em gel. Recomenda-se também que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao domicílio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem sua circulação em ambientes com aglomeração de pessoas.
Os principais sintomas conhecidos em caso de infecção por esse vírus são: febre, tosse e dificuldade de respirar. Os casos suspeitos devem ser encaminhados à Atenção Primária (PSF´s).
Pedimos a compreensão de todos os aimoreenses e que façam sua parte na prevenção do coronavírus (COVID-19). Juntos somos mais fortes!
Confiamos em um Deus vivo que tudo pode e nosso Deus está no controle de tudo. Amém.