As temperaturas muito altas normalmente verificadas em Baixo Guandu no mês de janeiro, este ano foram substituídas por diminuição do calor e muita chuva.
Na sede do município, choveu 340mm nos 31 dias de janeiro, uma quantidade muito acima do esperado, já que a média histórica normal é de 140mm de precipitações. Para se ter uma ideia, em todo o ano de 2023 choveu apenas 600mm na sede de Baixo Guandu.
Esta chuvarada no mês de janeiro agradou em cheio a quem lida com as atividades no campo, com recuperação das pastagens e umidade necessária para uma boa colheita do café. Culturas como milho e feijão também foram beneficiadas.
Até o começo de dezembro de 2023 vários municípios capixabas chegaram a decretar racionamento de água para evitar o desabastecimento, porém desde as proximidades do Natal as chuvas retornaram com bons volumes e o racionamento foi suspenso em todo território capixaba.
Em Vila Nova do Bananal
Uma moradora do distrito de Vila Nova do Bananal enviou hoje pela manhã o vídeo abaixo, relatando a ocorrência de chuvas muito fortes durante a noite naquela região.
A região do Bananal é considerada uma das mais secas de Baixo Guandu, mas desde o mês de janeiro também convive com ótimas chuvas. Os córregos e rios da região estão com muita água, situação totalmente diferente daquela observada até o início de dezembro.
Fevereiro
Os institutos de meteorologia estão prevendo, também, um mês de fevereiro, iniciado hoje, com chuvas acima da média no Espírito Santo. Os dias de carnaval, por exemplo, devem ser marcados por bastante chuva em todas as regiões capixabas. No vale do rio Doce, os institutos alertam para a possibilidade de grandes precipitações exatamente no período carnavalesco.