A construção de um viaduto na travessia da linha na região do “Eucalipto”, próximo da divisa entre o ES e MG, está com obras avançando e vai ser entregue ainda em 2023, a partir de outubro, segundo estimativa da Vale.
Ontem a Vale publicou uma nota informativa, comunicando a interdição, até 12 de setembro, da via lateral da ferrovia que liga a região do viaduto até o bairro Sapucaia. A interdição, que só vale para veículos automotores, não alcança bicicletas, motocicletas e pedestres.
Esta interdição ocorre para garantir a segurança da população, uma vez que a construção do viaduto exige interferência constante de maquinário pesado e movimentação de grandes peças de concreto.
A construção do viaduto na região do Eucalipto era uma antiga reivindicação das comunidades de Baixo Guandu e Aimorés, tendo em vista o fluxo constante de veículos entre as duas cidades. Sem o viaduto, a linha férrea é interrompida para passagem dos trens, o que sempre provoca congestionamento de veículos naquela região. Com o viaduto, os trens circularão normalmente e não haverá mais necessidade de interromper o trânsito de veículos.