Os trinta deputados estaduais eleitos no Espírito Santo tomaram posse ontem na Assembleia Legislativa para um mandato de 4 anos (2023/26), entre eles o guanduense Dary Pagung, que vai cumprir o quinto mandato consecutivo no legislativo estadual.
Os deputados tomaram posse pela manhã na sede da Assembleia, com a presença do governador já empossado Renato Casagrande, elegendo depois do meio-dia o novo presidente da Casa. O deputado Marcelo Santos, com apoio do Palácio Anchieta, foi eleito presidente em chapa única na disputa.
Dary Pagung, representante de Baixo Guandu, vai cumprir o quinto mandato consecutivo na Assembleia. Ele assumiu pela primeira vez em 2008, reelegendo-se em 2010, 2014, 2018 e em 2022, garantindo mandato agora até 2026. Dary chegou a ser cotado para disputar a presidência, mas deve continuar líder do governo Casagrande na Assembleia.
Uma curiosidade na posse dos deputados, ontem, foi o fato do parlamentar mais votado no Espírito Santo, Serginho Meneguelli, ter assumido numa cadeira de rodas e cercado de cuidados.
Com mais de 138 mil votos, a maior votação da história para um deputado estadual no Espírito Santo, Serginho Meneguelli fez uma cirurgia delicada há duas semanas, no hospital público Silvio Avidos, em Colatina, depois de sentir fortes dores no abdômen.
Mesmo ainda se recuperando da delicada cirurgia, Serginho fez questão de comparecer à posse, porém deve continuar afastado das sessões do legislativo por pelo menos mais 30 dias, até se recuperar plenamente. O deputado e ex-prefeito de Colatina teve um quadro de diverticulite e teve que retirar um pedaço do intestino na cirurgia realizada no Silvio Avidos.
Esta é a relação dos 30 deputados estaduais que tomaram posse ontem na Assembleia Legislativa:
Adilson Espindula (PDT)
Alcântaro (Republicanos)
Alexandre Xambinho (PSC)
Allan Ferreira (Podemos)
Bispo Alves (Republicanos)
Callegari (PL)
Camila Valadão (Psol)
Capitão Assumção (PL)
Coronel Weliton (PTB)
Dary Pagung (PSB)
Delegado Danilo Bahiense (PL)
Denninho Silva (União Brasil)
Dr. Bruno Resende (União Brasil)
Fabrício Gandini (Cidadania)
Ferraço (PP)
Hudson Leal (Republicanos)
Iriny Lopes (PT)
Janete De Sá (PSB)
João Coser (PT)
Jose Esmeraldo (PDT)
Lucas Polese (PL)
Lucas Scaramussa (Podemos)
Marcelo Santos (Podemos)
Mazinho Dos Anjos (PSDB)
Pablo Muribeca (Patriota)
Raquel Lessa (PP)
Sergio Meneguelli (Republicanos)
Tyago Hoffmann (PSB)
Vandinho Leite (PSDB)
Zé Preto (PL)