Uma indústria localizada em Baixo Guandu, no Espírito Santo, continua avançando na conquista do paladar brasileiro, depois de dominar amplamente o mercado capixaba com três produtos de qualidade: o torresmo pré-frito, o torresmo pronto (pururuca) e a banha de suíno, oferecida em embalagens com pesos variados.
A história da Embutidos Sperandio é antiga na cidade, quando um jovem empreendedor chamado Tiago Sperandio da Vitória, um adolescente que trabalhava no açougue pertencente aos seus pais Amadeo Sperandio e Elizabeth Machado da Vitória, aprendeu a lidar com as atividades do empreendimento.
Tiago constatou que no açougue era grande a demanda por um produto: o torresmo. Imediatamente interessou-se a aumentar a produção e aos poucos a iguaria foi conquistando um público maior, graças à excelente qualidade, naquela altura já diferenciada.
Hoje, passados 12 anos, o torresmo pré-frito Sperandio é uma referência em todo território capixaba e já expandiu suas fronteiras para os estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro, onde pode ser encontrado em mercearias e grandes redes de supermercados.
Novos produtos
A Embutidos Sperandio diversificou sua produção, industrializando também o torresmo pronto para consumo (pururuca) e a banha de suíno, que pode ser encontrada em embalagens de tamanhos variados.
O aumento da produção obrigou a Embutidos Sperandio a investir numa área extensa no polo industrial de Baixo Guandu, onde foi construída a indústria, que conta hoje com equipamentos de última geração para permitir ainda mais agilidade e qualidade.
Segundo o empresário Tiago Sperandio da Vitória, toda a experiência adquirida ao longo de quase duas décadas permitiu que a Embutidos Sperandio chegasse a uma produção de excelência, com qualidade, atendendo a todas exigências sanitárias e encontrando a fórmula ideal de agradar plenamente ao paladar do consumidor.
“Todo este processo da busca da qualidade tive a oportunidade de desenvolver com muito trabalho e dedicação, observando especialmente o gosto do consumidor final”, revela o empresário Tiago, hoje com apenas 35 anos, mas já com duas décadas de trabalho na empresa, desde a adolescência.
Empresa industrializa 60 toneladas de matéria prima por mês, com planos de incrementar a produção
A Embutidos Sperandio processa mensalmente 60 toneladas mensais de matéria-prima, mas a fábrica localizada em Baixo Guandu está projetada para um aumento de até 60% na produção, graças a um processo constante de modernização que inclui máquinas e equipamentos de primeira linha, com automatização permanente. Toda esta matéria prima da indústria é proveniente de grandes frigoríficos do Brasil, todos eles devidamente com inspeção federal e controle de qualidade.
O empresário Tiago Sperandio faz questão de supervisionar todo o processo industrial, que demanda uma forte dedicação para manter a qualidade. “Não se trata simplesmente de industrializar o suíno abatido, mas especialmente saber qual a pele ideal para fazer o torresmo ou o corte ideal para produzir a melhor banha”, explica Tiago Sperandio.
A Embutidos Sperandio possui hoje um quadro de 27 colaboradores, graças ao processamento industrial todo automatizado que permite rapidez e eficiência na produção, que é acompanhada inclusive por técnicos especializados.
Expansão
A indústria tem projetos sólidos de ampliar a produção, que cresce gradativamente à medida em que novos mercados vão se abrindo. Além do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e algumas cidades do Rio de Janeiro, a ideia é levar os produtos da Embutidos Sperandio para novas praças.
“Estamos ampliando nosso mercado especialmente nos estados de Minas Gerais e no Rio de Janeiro e devemos em 2023 chegar ao público consumidor de São Paulo, cientes de que temos qualidade para oferecer e conquistar a preferência é questão de tempo”, explicou Tiago.
A Embutidos Sperandio é a única do Espírito Santo com certificação federal (SISBI), no seu segmento. Para 2023, a empresa se expande também com o lançamento de novos produtos e vai aprimorar as embalagens que chegam até o consumidor final.
Gostaria de revende-lo aqui na região.