A formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul ( ZCAS), fenômeno meteorológico comum na primavera e no verão, vai provocar muita chuva especialmente nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Espírito Santo, entre hoje e até o próximo domingo, segundo o instituto de Meteorologia Climatempo.
Para a região de Baixo Guandu e Aimorés, a previsão é de chuva volumosa especialmente entre quarta e sexta-feira, com chances de provocar alagamentos e transbordamento de rios e córregos.
A ZCAS forma um corredor que traz umidade da região amazônica e provoca chuva volumosa na região Sudeste , especialmente na primavera e no verão. A chuva forte deve atingir também o Sul da Bahia, sendo que no Espírito Santo a região Norte deve receber o maior volume de precipitações.
Confirmada a previsão da meteorologia, Baixo Guandu e Aimorés devem receber cerca de 120mm de chuva até domingo, um volume considerável e capaz de provocar alguns transtornos. Mas a chuva é bem vinda, porque a região ainda não recebeu desde outubro – quando normalmente começa o período das águas -, um volume capaz de atender especialmente às atividades do setor agropecuário.