A DPU – Defensoria Pública da União lançou em 2020 o 6º Concurso de Redação “Entre o Céu e o Asfalto: Onde está a dignidade da população em situação de rua? Apesar de estar no período de pandemia, a professora de Língua Portuguesa, Ângela Kátia Ferreira Martins Rodrigues, da EMEIEF Aládia Trindade Paiva, não perdeu a oportunidade e desenvolveu uma sequência didática apresentando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, fez um debate virtual a respeito da situação dos cidadãos brasileiros em situação de rua, motivando-os a terem visão crítica sobre os problemas sociais que o Brasil enfrenta e a apresentarem sugestões para que tais problemas sejam solucionados ou pelo menos amenizados, propôs aos alunos a fazerem a escrita e a reescrita da redação, formou uma equipe de seleção e, enfim, enviou duas redações para representarem sua escola.
Dessarte, como resultado, a escola foi contemplada com dois vencedores a nível estadual, a saber, a aluna Gyovanna Silva Evangelista, que em 2020, cursava o 9º ano, sendo classificada em 1º lugar a nível estadual com média 8.9; e o aluno Miguel Alves da Silva, que cursava o 8º ano foi classificado em 3º lugar com a média 8,5, ambos alunos da EMEIEF “Aládia Trindade Paiva”.
No final de maio do corrente ano, chegaram à escola as duas premiações: um videogame Playstation 4 da Sony e um tablet IPRO, embora os alunos já estejam cursando o Ensino Médio foram convidados para receberem a merecida premiação. O processo de seleção foi moroso, mais valeu cada minuto da espera.
A diretora da escola Aládia Trindade Paiva na época, Maria Cristiane Quirino, muito feliz com o resultado, assim se posicionou:
Agradeço a todos pelo reconhecimento do trabalho dos nossos alunos. O mérito é todo deles. Parabenizo todos os professores que fizeram e ainda fazem parte da história escolar da Gyovanna e do Miguel. Esse resultado foi alcançado devido ao trabalho competente de cada professor, em todas as suas fases, desde a educação infantil até o Ensino Fundamental 2. Que Deus abençoe a jornada acadêmica dos nossos amados alunos. A escola Aládia Trindade Paiva sente-se honrada.