Entidades representativas dos atingidos e advogados que tiveram audiência com o conselheiro Bandeira de Mello, nas últimas semanas, saíram com a impressão nítida que a repactuação envolvendo o Caso Samarco, em curso com a coordenação do CNJ, não terá um desfecho definitivo antes das eleições que se realizam em 2 de outubro próximo.
A motivação da lentidão decorre basicamente das eleições que se aproximam, já que o CNJ quer evitar proveito político sobre os resultados da repactuação, que está em curso há mais de um ano mas sem definir os termos deste novo acordo. A ausência momentânea de um juiz na 12ª Vara da Justiça Federal, seria um outro motivo deste atraso, já que o magistrado Mário de Paula retornou ao estado do Amapá e será substituído apenas a partir de 13 de julho.
Especulação
Entidades e advogados que estiveram no CNJ em audiência com o conselheiro Bandeira de Mello, da mesma forma, entendem que a repactuação pode demorar ainda alguns meses, embora até lá algumas negociações tendem a prosperar. O próprio conselheiro Bandeira de Mello admitiu realizar ainda audiências públicas em Minas Gerais e no Espírito Santo, nos territórios atingidos, com a finalidade de ouvir os impactados no processo de repactuação.
“A especulação é grande em torno da repactuação e muitos esperavam uma definição já no dia 25 de junho, porém não há prazo para isto acontecer”, admitiu ontem um profissional do Direito que esteve em Brasília recentemente. “Resta aguardar os acontecimentos, mas parece não haver pressa de fechar o novo acordo, que talvez só ocorra em 2023”, admitiu este profissional.
Caminho
Para este profissional, existe ainda um longo caminho a ser trilhado antes do acordo definitivo da repactuação sobre o rompimento da barragem de Mariana. Para ele, os atingidos querem, com razão, ser ouvidos no processo e participar de modo mais efetivo, o que “infelizmente não está acontecendo”.
Recentemente a Comissão da Câmara dos Deputados que acompanha a repactuação entregou um relatório extenso ao CNJ, sugerindo que 40% dos recursos da repactuação sejam destinados exclusivamente aos atingidos, que seriam aplicados de acordo com definição dos próprios impactados.
Esta preocupação da destinação dos recursos tem razão de existir, já que os Governos de Minas Gerais e do Espírito Santo já manifestaram o desejo da aplicação dos recursos em obras de infraestrutura nos dois Estados. A pergunta que fica no ar é a seguinte: e como fica a situação daquele enorme contingente de pessoas impactadas, que até hoje sentem os efeitos da lama que destruiu o rio Doce e ainda não conseguiram retornar com suas atividades?
Boa noite! Revoltante mesmo eu tb estou na 12 vara e o pior é que tem gente recebendo que nem mora em Barra longa ou morava na época e nós que fomos atingidos nem satisfação ou algum jeito de reclamar.Nao sei como o novel está aprovando isso .Tenho 7 anos de prejuízo.
Meu cadastro ja vai pra 7 anos sem reposta .quanto tenho um retorno da mesma ..nao foi satisfatório. Hoje estamos na 12vara aguardando uma análise dos PERITOS..que me parece..nao existe nessa 12vara ..ja faz um 1ano esperando esses PERITOS. Agora saiir o JUIZ. se tínhamos esperança se foi agora so Deus saber quando nos que estamos esperando análise pelos PERITOS..teremos ATENÇÃO no processo .mas ainda sim ser eu estivesse feito meu cadastro a um ano atras 2021 ja teria meu caso resolvido LOUCO NÃO..mas e assim que essa renova esta nos matamos. De depressão angústia. E muitos outros fatores que nos afetam nesses 7 anos esperando pela uma resposta satisfatória mas nos que somos sim ribeirinhos da margem do rompimento..agradeço pela oportunidade de me expressar toda minha indignação com esse sistema. Que acha que sonos gado
Bom-dia
Poise tem q TER URGÊNCIA MANDAR DESOLVER OS 10% Q FOI DESCONTADO DE NÓS ATÍNGIDAS E ATÍNGIDOS E TBM LIBERAR O ÀUXILIO FINANCEIRO PARA TODOS PQ ESTAMOS
PASSANDO POR NECESSIDADES FINANCEIRAS TBM!
Nós como os que fomos mai prejudicados..náo podemos mais esperar..fomos muito impaquetados.com isto tudo que aconteceu..e que ainda está.acontecendo..estamos morrendo áos poucos ,pessoas morrendo contaminafas pela lama..morrendo de depreçáo..peço ás autoridades..que olhe pôr nós..e Que Deus continui no Controle de tudo..muito obrigado a todos..paulo Roberto freitas