Em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira (13/6), o governador Renato Casagrande finalmente se posicionou sobre a disputa presidencial deste ano, afirmando que votará em Lula.
“O Lula é o candidato do PSB nacional e, naturalmente, a pessoa em quem eu vou votar. Esta é uma resposta implícita na coligação que o PSB nacional fez. Votarei no Lula”, afirmou o governador.
A posição de Renato Casagrande facilita a retirada da candidatura a governador do senador Fabiano Cantarato, do PT, cujo partido no Espírito Santo deve agora se aliar a candidatura à reeleição do atual governador.
Renato Casagrande, na realidade, se antecipou a uma determinação da direção nacional do PT, que seria comunicada amanhã, anunciando que o partido no Estado se juntaria ao governador no projeto de reeleição. O senador Fabiano Cantarato já disse que seguiria sem problemas a determinação partidária e também deve se engajar na campanha de Casagrande.
As pesquisas no Espírito Santo tem mostrado um grande favoritismo de Casagrande no projeto da reeleição. Mesmo com Contarato na disputa, ele aparecia com amplo favoritismo para ganhar já no primeiro turno. Com Contarato fora do jogo, as chances disto acontecer aumentam consideravelmente.
Juntos
A campanha de Casagrande ganha um aspecto interessante em Baixo Guandu: ele deve ter o apoio das 3 principais lideranças políticas locais: o ex-prefeito Neto Barros, o atual prefeito Lastênio Cardoso e o deputado Dary Pagung.
Já para presidente a situação muda: Neto Barros apoia Lula para presidente, mesma posição do deputado estadual Dary. Já o prefeito Lastênio Cardoso é bolsonarista convicto e tem usado as suas redes sociais para fazer muitos ataques ao ex-presidente Lula.