Os números do boletim da Secretaria Municipal de Saúde de hoje apontam mais 266 guanduenses contaminados pelo vírus da Covid nas últimas 24 horas, elevando para 1.161 o número de pessoas se recuperando simultaneamente da doença.
Desde o início do ano, o total de contaminados (em 32 dias) já soma 1516, um recorde pouco imaginado levando em consideração os números registrados em todo o ano de 2021.
A variante ômicron provocou esta explosão de casos no Brasil inteiro e em várias partes do mundo, pela sua alta capacidade de contaminação.
Felizmente, porém, os guanduenses contaminados estão apresentando sintomas leves (como se fosse um resfriado ou gripe) e hoje apenas 3 pessoas encontram-se internadas tratando da doença.
Este fator é atribuído à vacinação completa de cerca de 75% dos guanduenses, agora incluindo crianças de 5 a 12 anos, além do fato da variante ômicron ser reconhecidamente menos agressiva, segundo atesta a ciência.
Mas não convém arriscar, porque há casos sim de complicações que podem levar ao hospital e até à UTI, com intubação. Prevenir continua sendo o melhor remédio, com uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento de qualquer tipo de aglomeração.