O planejamento não parece ser o forte da gestão municipal de Baixo Guandu: passados quase dois dias da festa de réveillon, com show musical e queima de fogos, na Praça do Jardim, o local continua coberto de lixo, cacos de vidro e restos de alimentação, numa demonstração de descaso que não se via na história recente de Baixo Guandu.
Ontem, feriado de primeiro dia de ano, muitos pais e visitantes na cidade levaram os filhos para brincar na Praça do Jardim, mas tiveram que voltar, especialmente pelo perigo dos cacos de vidro espalhados na grama e na própria avenida Carlos de Medeiros.
O guanduense Marcos da Cruz Livorno, hoje residente em Vitória, estava ontem visitando a terra natal e estranhou a sujeira quase 2 dias depois da festa. “Meu Deus, o que fizeram com o nosso Guandu? Eu venho todo final de ano e a cidade virou uma bagunça, estou triste em ver este descaso”, falou.
Além da sujeira na Praça, a Prefeitura também não havia retirado, até a manhã deste domingo, os banheiros químicos colocados na frente do antigo cine Alba. O mau cheiro ali incomoda os vizinhos, que já tem que conviver com o lixo deixado na praça.
Baixo Guandu foi única cidade capixaba a realizar show musical de réveillon, contrariando recomendação da Secretaria Estadual de Saúde para evitar aglomerações. Muitas cidades mantiveram os fogos, mas cancelaram os shows artísticos.
Desde ontem, a julgar pela sujeira na Praça do Jardim, a cidade parece abandonada, sem que alguém tome a providência de pelo menos limpar a mais tradicional praça de lazer de Baixo Guandu.