O volume das águas do rio Guandu está subindo desde ontem em Baixo Guandu, em consequência das fortes chuvas registradas nos municípios de Afonso Cláudio e Laranja da Terra, nas últimas 48 horas, exatamente onde fica a cabeceira do rio.
Na tentativa de evitar inundações no perímetro urbano de Baixo Guandu, especialmente nos bairros São Pedro e Operário, a Prefeitura fez ontem a abertura das comportas da antiga represa situada próximo à ponte de ferro. Desta forma as águas escoam com maior velocidade até atingir o rio Doce, a 300 metros do local.
O anúncio de chuvas severas sobre o Espírito Santo durante esta semana, feito pelos serviços de meteorologia, está se confirmando em algumas regiões, caso de Afonso Claudio e Laranja da Terra, onde as precipitações chegaram a 110mm em apenas 24 horas.
Na sede de Baixo Guandu, entre ontem e hoje pela manhã o volume de chuva foi bem menor (20mm), mas o Climatempo indica que o tempo não muda até sexta-feira. Para hoje a previsão é de 40mm e amanhã 42 mm de chuva em Baixo Guandu.
A previsão é de bastante chuva no Estado ainda, até a sexta-feira, devendo o tempo abrir mais a partir de sábado. Para domingo a previsão é da volta do sol em todo Espírito Santo.