Quem poderia imaginar que a pequena cidade de Resplendor, com 18 mil habitantes e localizada no Vale do rio Doce, no leste de Minas Gerais, poderia se transformar numa referência do Ecoturismo?
Pois é exatamente isso que está acontecendo graças a um trabalho realizado desde 2006, quando após a inauguração do Usina Hidrelétrica de Aimorés, o empresário Josiel Resende de Matos, com auxílio de familiares, resolveu distribuir 60 mil panfletos convidando as pessoas, na Grande Vitória (ES) para um “passeio de trem” entre a capital capixaba até Resplendor, num trajeto de aproximadamente 220 km.
Nascia ali a possibilidade de incremento ao turismo na cidade, que na época oferecia apenas um restaurante flutuante para almoço e passeio de barco nas águas represadas do rio Doce pela construção da usina.
O negócio rendeu e se ampliou, e hoje conta com uma estrutura muito mais ampliada através da empresa “Mania do Lago Ecoturismo” , que modernizou tudo que se refere ao conforto do turista nesta viagem de lazer e entretenimento a Resplendor.
Além do passeio de barco, (hoje na verdade uma chalana com capacidade para 88 pessoas com toda a segurança) a Mania do Lago mantém a 3 km da sede de Resplendor uma área fantástica com 2 alqueires com muito verde, cachoeira, 15 chalés, piscinas adulto e infantil, pesque-pague, restaurante, área de jogos, passeios ecológicos com animais e uma decoração em áreas específicas que chama a atenção, sempre voltada para o turismo sustentável.
Toda esta estrutura está ancorada ainda por um hotel, no centro de Resplendor (Brasília Palace Hotel), com 86 apartamentos oferecendo 255 leitos simultâneos ao turismo.
A Mania do Lago Ecoturismo recebe semanalmente cerca de 300 pessoas vindas de varios estados, mas a clientela maior é do Espírito Santo, onde agências de turismo trabalham numa parceria que tem dado grandes resultados. “Foram muitos anos criando esta estrutura e continuamos em processo de modernização constante”, afirma o empresário Josiel Resende de Matos, que acreditou no potencial de Resplendor para o turismo quando muitos achavam isso impossível.
Passeio de chalana é uma das atrações
O turista que visita o complexo de Ecoturismo Mania do Lago tem uma atração que agrada em cheio: passeio de chalana pelas águas do rio Doce, com capacidade para 88 pessoas e todas as normas de segurança aprovadas pelo Corpo de Bombeiros.
O passeio dura cerca de 60 minutos e os turistas tem a oportunidade de contemplar o espetáculo do grande lago formado pela Usina de Aimorés, muitos pássaros, o verde exuberante das margens e uma atração especial que reúne um santuário de capivaras, que parecem entender o significado do passeio e interagem com a chalana que singra pelas águas do rio Doce.
Empresário Josiel acreditou no potencial da cidade
O empresário Josiel Resende de Matos, que acreditou no potencial de Resplendor para desenvolver o turismo, é apaixonado pela terra onde nasceu.
Começou a vida de empreendedor muito cedo, quase criança, vendendo laranja nos trens de passageiros da Vale. Depois foi trabalhar em oficina de bicicleta, tornou-se dono do negócio, passou para o ramo de motocicleta com oficina, depois resolver comercializar e conseguiu colocar 15 mil destes veículos na região.
Em 2003 assumiu o Hotel Brasília, que era do pai e surgiu em 2006 a luz de buscar gente de fora para passear de barco nas águas do rio Doce. Josiel insistiu e conseguiu que fosse criada em Resplendor a Secretaria Municipal de Turismo, há 8 anos, medida que viria a confirmar o acerto, já que visitantes sempre geram emprego e renda para a população.
Analisando hoje toda a trajetória da empresa Mania do Lago, desde o início com simples passeio de barco até a estrutura atual, Josiel se diz recompensado pela satisfação e entusiasmo de ter contribuído para o surgimento do turismo na cidade. “Eu fiz tudo com muita luta, mas também com gosto. A gente tem que amar aquilo que faz, do contrário dificilmente dá certo”, explica Josiel Resende de Matos, que não esconde o espírito inquieto de buscar sempre se aprimorar naquilo que se propôs a fazer.
Natal iluminado será atração ainda em 2021
Para este fim de ano de 2021, a Mania do Lago Ecoturismo está preparando grandes novidades: a maior delas é a realização do Natal Iluminado, que contará com 230 mil lâmpadas na área que a empresa mantém às margens do rio Doce, no centro de Resplendor, de onde saem e chegam os passageiros que fazem o passeio de chalana.
Esta área imensa, com cobertura e toda estrutura de conforto, já está com programação de shows artísticos em andamento: no dia 02 de outubro se apresentou ali a Banda Comichão e no dia 13 de novembro próximo será a vez da atração nacional Relber & Allan, dupla mineira que está estourando em todo o país.
Para dezembro, quando o Natal Iluminado promete encantar a todos os públicos, novos shows acontecerão juntando-se a uma decoração típica e presença obrigatória de Papai Noel.
O senhor Josiel é muito agradável, parabéns pela iniciativa,um grande empreendedor,Deus te abençoe muito!
Quero ir com a família… gostaria de saber como funciona hospedagem e alimentação…
Bom dia Gostaria de maiores informações de como agendar uma data ;como seria a alimentação se está incluído no pacote.e etc.
Parabéns pela iniciativa, precisando mais pessoas emprededoras assim como você!
Terra querida.
Que show…boas vibrações ao povo de Resplendor. Terra dos meus tios e primos. Família Pereira Senra Itaboraí. Gratidão á essa Terra tão querida.