A advogada guanduense Richardeny Lemke Ott inaugurou nesta segunda-feira (16/08), seu novo escritório em Baixo Guandu, situado no centro da cidade – avenida Carlos de Medeiros 287, em frente a agência do Banestes.
O novo escritório é mais amplo e confortável, com instalações que oferecem comodidade dentro do “princípio básico a que se propõe, focado na agilidade e compromisso quando o assunto é a defesa dos direitos dos clientes”.
Diretamente envolvida com o caso Samarco desde 2015, quando o rompimento da barragem de Mariana (MG) despejou milhões de toneladas de lama tóxica no rio Doce, a advogada Richardeny Ott, representando a Comissão dos Atingidos de Baixo Guandu, conseguiu em 2020 uma vitória maiúscula na Justiça Federal em favor dos atingidos.
A Justiça Federal acatou pedido feito pela advogada e estabeleceu o Sistema Simplificado de Indenizações, que desde setembro de 2020 está indenizando os chamados casos de difícil comprovação de danos.
Estas indenizações estão chegando a categorias como pescadores informais, de subsistência, areeiros, lavadeiras, carroceiros, garimpeiros, agricultores e comerciantes, entre outras categorias.
Atė o final do mês de julho de 2021, cerca de 20 mil atingidos ao longo da bacia do rio Doce já tinham sido indenizados pelo Sistema Simplificado, através da Fundação Renova, com liberação de aproximadamente R$ 2 bilhões.
Para a advogada Richardeny Lemke Ott, a implantação do Sistema Simplificado significou o reconhecimento da Justiça a uma espera angustiante de milhares de atingidos, que encontraram finalmente uma resposta efetiva reparatória.
O rompimento da barragem de Mariana, que originou o caso Samarco e é considerado a maior tragédia ambiental da história do Brasil na área da mineração, ainda tem um longo caminho de indenizações pela frente.
O Sistema Simplificado, cuja reparação já chegou a 20 mil pessoas atingidas, continua ativo para 28 localidades dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. A expectativa é de que outros milhares de impactados sejam beneficiados pelas indenizações nos próximos meses.
Boa tarde respeitável senhora eu e seu pai fomos muito amigos
Aquela ação que ia indenizar as pessoas pela água e que foi em julgamento no reino unidos , ainda vai sair ?