Moradores do bairro São Pedro, em Baixo Guandu, estão reclamando do tráfego pesado de caminhões, carregados até de granito, que eventualmente circulam em vias próximas à BR-259, situação que está provocando avarias nas ruas pavimentadas. “Alguém tinha que proibir este tráfego pesado aqui no bairro, porque estraga o calçamento e prejudica o bem estar da comunidade”, explicou ontem um morador do bairro São Pedro.
O tráfego pesado ocorre especialmente em duas ruas localizadas próximas à BR-259, a Florêncio Holz e a João Vicente Sobrinho. Mesmo que seja apenas eventual este trânsito, os moradores temem que a falta de fiscalização da Prefeitura torne a presença de caminhões pesados uma constante. “Por isso que estamos pedindo atenção do município para evitar o agravamento dos danos no calçamento”, explicou um morador.
Pavimentação
O bairro São Pedro surgiu nos anos 1990 em Baixo Guandu, crescendo a partir de um loteamento popular feito pela Prefeitura Municipal. Só que a localidade não tinha nenhuma infraestrutura, até que em 2016 a gestão municipal contratou um conjunto de obras que mudou inteiramente a cara do bairro São Pedro.
Foram pavimentadas 19 ruas do São Pedro, com serviço eficiente de drenagem, obra que só foi inteiramente concluída no ano passado, ainda na gestão do prefeito Neto Barros.
As obras de infraestrutura no bairro São Pedro o transformaram num dos mais valorizados de Baixo Guandu, especialmente pela proximidade do centro. Com a pavimentação de 100% das ruas, os imóveis no bairro tiveram uma valorização superior a 150% nos últimos quatro anos.