A remodelação completa da avenida Carlos de Medeiros, concluída em meados de 2020, tornou muito mais bela a via comercial mais importante de Baixo Guandu.
E uma das medidas tomadas pela gestão passada, a retirada das quase centenárias árvores da espécie Oiti, foi mais um acerto: a reposição foi feita com mudas da mesma espécie, há cerca de 20 meses, e as novas árvores já dão o ar da graça, oferecendo beleza e sombra.
Durante as obras de reformulação da Carlos de Medeiros, a então Secretaria de Obras optou por retirar cerca de 80% das velhas árvores de Oiti depois de constatar que elas estavam em estado muito ruim, corroídas em suas bases e com chances de cair durante uma ventania mais forte, colocando as pessoas em risco.
Antes do término das obras, foi feita a reposição das árvores por outras mudas, já com mais de 1,5 metro de altura, e passados pouco mais de 18 meses, o resultado é excelente.
As novas mudas ganharam corpo e já embelezam e começam a oferecer sombra ao longo da avenida Carlos de Medeiros. “A avenida está mais linda a cada dia com o crescimento das árvores, sem contar que agora a pista é asfaltada e a ciclovia organizou o trânsito de veículos e pessoas”, disse no sábado o pedreiro Carlos Alberto Menezes, que mora no bairro São Vicente. “Eu venho pra rua de bicicleta pela ciclovia da rua Antônio Sampaio e tudo está mais organizado”, completou.
A Carlos de Medeiros mudou inteiramente o visual depois da reformulação. Para completar, falta a atual gestão terminar as obras da praça São Pedro, que foram abandonadas em janeiro depois de 90% concluídas.