A vacinação contra a COVID-19 caminha a passos lentos no país, mas no Espírito Santo o avanço da imunização está acima da média nacional. O reflexo da boa gestão da Saúde no ES na pandemia se reflete também em Baixo Guandu, que ontem (17/06) atingiu 39,32% de vacinados com a primeira dose (12.240 pessoas) e 4.203 pessoas com a segunda dose, o que corresponde a aproximadamente 14% da população.
A vacinação da primeira dose em Baixo Guandu já chegou para quem tem mais de 40 anos, sem comorbidades, com atendimento realizado diariamente no NESF, das 8 às 15 horas, localizado na rua Dr Hugo Lopes Nale.
Durante todo o dia de ontem se formaram filas no NESF para a vacinação, que ocorreu de forma bem organizada e bastante ágil. A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou uma grande equipe para atender ao público alvo, permitindo que o tempo de espera na fila fosse bastante reduzido.
O problema maior da vacinação em Baixo Guandu continua sendo a 2ª dose da Coronavac, com centenas de pessoas aguardando a chegada das doses. Isto também ocorre em todo o Estado, porque a Secretaria Estadual de Saúde ainda não recebeu a quantidade de doses necessárias para atender a todos. A promessa é que na próxima semana a segunda dose da Coronavac chegará para todos os municípios.
Em Baixo Guandu o público está sendo atendido atualmente com as vacinas Astrazeneca e Pfizer, com a segunda dose marcada para 90 dias após a primeira imunização.