A TV Justiça, órgão oficial do Poder Judiciário do Brasil, produziu um vídeo com 5 minutos de duração, destacando o alcance do Sistema Indenizatório Simplificado, introduzido na bacia do rio Doce através de sentença judicial da 12ª Vara Federal e relacionada ao desastre ambiental da Samarco.
O vídeo aborda os primeiros meses das indenizações, introduzidas através de sentença do juiz federal Mário de Paula Franco Júnior datada de 1º de julho, com início dos pagamentos no início de setembro de 2020.
Passados 8 meses do início do pagamento aos atingidos, até abril a Fundação Renova já tinha indenizado 11,8 mil pessoas em 22 localidades ao longo da bacia do rio Doce, totalizando R$ 1,07 bilhão de recursos liberados pelo Sistema Simplificado – que está beneficiando pescadores informais, areeiros, carroceiros, artesãos, lavadeiras, agricultores e comerciantes, entre outras categorias.
Paralisadas
As indenizações estão paralisadas desde 30 de março, em função de uma ação de arguição de suspeição movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o juiz Mário de Paula, que já se manifestou no processo não se considerando impedido de continuar à frente do sistema indenizatório.
O caso está tramitando no TRF 1, de Brasília, com a expectativa de que, até a próxima semana, saia a decisão sobre a alegada suspeição do juiz federal.
As Comissões dos Atingidos dos vários municípios beneficiados pela sentença estão confiantes na manutenção do juiz Mário de Paula no processo, considerando que uma mudança agora iria provocar um enorme atraso na continuidade das indenizações.
O vídeo produzido pela TV Justiça, cuja íntegra segue abaixo, deixa claro que as indenizações beneficiarão milhares de pessoas ao longo de toda a bacia do rio Doce, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Segue o vídeo:
Muito bom
Gostaria de falar com a desembargadora que tira esse juis ele nao e digno de estar ai porque ele causa de guanhar de quem já receber pela samarco e agora que indenizar eles novamente isso e uma vergonha se a senhora desembargadora achar que estou mentindo faz a perícia no taloes de luz e outra as testunhas aqui são todas compradas e ele sabe disso
Porquê a Renova está exigindo provas de algumas pessoas,se ela pagou pessoas que não são moradores de Itapina?gostaria de uma resposta,ela deveria ter exigido de todos então,agora gente que mora no Rio de Janeiro outras que moram a 15km de Itapina.
esse juiz foi um anjo na vida de muitas pessoas só através dele muitos conseguiram ver alguma coisa mas a agora querem tirar ele mas com fé em deus não vão conseguir Deus e mais Deus e maior que todos aqui na terra eu creio
Engraçado que essa água está imprópria já para consumo, e eles quer pagar essa mixaria pra gente, depois de quase três anos do rompimento da barragem eu fiquei muito ruim e perdi a audição hoje não posso trabalhar,
Eu tô aguardando a volta do juiz, que mexo com peixe do mar, já que o do rio, tá osso ..