Por 10 votos a 2, a Câmara Municipal de Baixo Guandu decidiu, em sessão realizada na segunda-feira (19/04), mudar o nome do Parque Municipal da Lagoa, situação que está provocando críticas severas dos moradores nas redes sociais.
O Parque terá agora o nome de Elci Pereira, o “Pereirão”, conforme gosta de definir o prefeito Lastênio Cardoso, que deve sancionar o projeto de lei aprovado, de autoria do vereador Eliseu Siqueira. “Eu quero mudar o nome do Parque”, deixou claro o vereador Eliseu na sessão da Câmara, ignorando solenemente centenas de manifestações de moradores contrárias ao novo nome.
Existe uma quase unanimidade na cidade para permanecer o nome “Parque da Lagoa”, porém 10 vereadores votaram pela mudança no nome, homenageando o ex-prefeito Elci Pereira. Os votos contrários à mudança foram dos vereadores Sueli Teodoro e Alderino Gonçalves. O presidente da Câmara Leandro da Kimacol não votou na sessão, mas ontem foi nas redes sociais manifestar que também é favorável ao novo nome.
Desconstruir
O objetivo da mudança do nome Parque da Lagoa é claro: desconstruir a imagem do ex-prefeito Neto Barros, que idealizou a área de lazer e a entregou à população em outubro do ano passado. Mas o “capricho” de quem quis mudar o nome do Parque, conforme definiu a vereadora Sueli Teodoro, está custando muito caro aos vereadores e ao prefeito.
Desde segunda-feira, as redes sociais se movimentam na cidade contra a mudança do nome do Parque, com críticas severas aos vereadores e ao prefeito Lastênio Cardoso, que comprou a briga e bateu boca com alguns manifestantes.
O projeto de lei aprovado serviu de desabafo da população contra a atual gestão municipal, com críticas contundentes ao abandono de obras na cidade, à falta de médicos nas UBS, falta de remédios na farmácia municipal e descaso com as estradas no interior, entre outras.
Um correligionário do prefeito Lastênio Cardoso foi além: gravou um vídeo no Parque da Lagoa criticando duramente a mudança do nome, desafiando a gestão atual fazer uma obra “igual a que o Neto Barros fez” e aí sim homenagear o ex-prefeito. O vídeo viralizou nas redes, com mais de 6 mil visualizações.
O tom das críticas é parecido: em plena pandemia, a maioria dos vereadores e o prefeito estão preocupados em mudar o nome de um Parque, reconhecido como um dos mais belos do Estado, quando as atenções deveriam estar voltadas para atender a população na grave crise sanitária.
Confira abaixo algumas opiniões nas redes sociais:
Os eleitores desses vereadores deveriam dizerem a eles que na proxima eleição se lembrarão deles pelas merdas que fazem.
Parque da Lagoa, é o nome mais adequado. Por outro lado, jaz faz parte da história e identidade da cultura da população de Baixo Guandu e ES. Temos que salvaguardar nossos bens de valores histórico e culturais, enfim, nossas memórias.
Faltou do escrever com imparcialidade pois é notório que falho 1 escreve de forma bem pessoal e direta com objetivos pessoais en não te trazer informações.
Vamos ver quando algo de “bom em vista de todos realizado pelo atual prefeito será divulgado”
Demonstrando que o site só tem objeto de mostrar notícias.