Comissões de Atingidos da tragédia ambiental da Samarco, de 6 municípios capixabas, mantiveram uma reunião por videoconferência nesta sexta-feira (22/01) com a Justiça Federal, que garantiu a continuidade das homologações dos acordos indenizatórios através da Fundação Renova.
Ontem as Comissões de Baixo Guandu, Colatina, Linhares, São Mateus, Conceição da Barra e Aracruz divulgaram uma nota sobre a reunião, reafirmando que , de acordo com o juiz federal Mario de Paula Franco Júnior, os acordos indenizatórios continuarão a ser homologados, contrariando suposta ameaça da Fundação Renova de paralisar os pagamentos, em função de manifestações que estão acontecendo na linha férrea da Vale.
“Pedimos calma e paciência aos atingidos, pois todos os requerimentos serão analisados “, diz a nota das Comissões dos Atingidos, reproduzida na íntegra abaixo.
Desde que a Justiça Federal reconheceu em sentença, em julho de 2020, os atingidos em casos de difícil comprovação, aproximadamente 5 mil pessoas foram indenizadas pela Fundação Renova – cerca de 2 mil delas residentes em Baixo Guandu.
A nota das Comissões publicada ontem:
Hoje dia 22/01/2021, as Comissões de Atingidos do ES participaram de uma Audiência com o MM. Juiz Dr. Mario de Paula Franco Junior, reafirmando o compromisso e aceitação do Novel Sistema Indenizatório que foi criado através das Sentenças deste Juízo em prol dos atingidos destes territórios, que após tantos anos de espera vêm trazendo JUSTIÇA aos atingidos.
Viemos assim, trazer uma mensagem de tranquilidade, pois o Juiz reafirmou seu compromisso com as Comissões do Estado do Espírito Santo, afirmando que os acordos Continuarão a serem HOMOLOGADOS.
Pedimos assim calma e paciência aos atingidos, pois todos os requerimentos serão analisados, e frisou também audiência que a última palavra NÃO é da Fundação Renova, e sim do JUIZ do processo.
Importante frisar a todos, que a plataforma é um procedimento criado do zero, sendo um procedimento novo, que vêm se aperfeiçoando dia a dia, para que todos os atingidos que possuem direito sejam indenizados.
Continuamos firmes e juntos na luta, com todas as Comissões e atingidos de todos os territórios impactados. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!!!
Cordialmente,
Comissão de Linhares
Comissão de Itapina-Colatina
Comissão de Baixo Guandu ES
Dra. Richardeny Luiza Lemke Ott
Comissão de São Mateus ES
Dr. Getalvaro Gomes da Silva e Alexander Pereira Gomes
Comissão de Aracruz ES
Dr. Guilherme Bornachi, Dra. Ana Carolina Fraga e Dr. André Portal Dias
Comissão de Conceição da Barra ES
Dr. Jovane Clarindo e Dr. Thiago Lopes Ferreira
Comissão de Colatina ES
Dra. Cherryne Teixeira Barbosa e Dra. Débora Pereira Dalmoneche