O Espírito Santo mostrou sua solidariedade na crise da COVID-19 que afeta todo o país, especialmente Manaus, onde dezenas de pacientes morreram da doença nos últimos 15 dias por falta de oxigênio nos hospitais.
Ontem à noite, em dois vôos da FAB, 36 pacientes provenientes do Amazonas chegaram ao Estado e estão internados no hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra.
Desde a semana passada o governador Renato Casagrande já havia colocado este socorro emergencial à cidade de Manaus, que se concretizou ontem com a chegada dos 36 pacientes.
O Estado também vive uma situação preocupante com a pandemia, com aumento de casos e internações por conta da COVID, mas nada comparado a Manaus, que ainda enfrenta uma situação dramática.
Nos 10 meses da pandemia, nunca faltaram leitos de enfermaria ou de UTI para a população capixaba e agora o Estado socorre outra unidade da Federação onde a situação é mais grave, numa atitude humanitária que merece registro.
O ES já iniciou ainda também vacinação com a Coronavac, desenvolvida em parceria da China com o Instituto Butantan. O Estado recebeu 101 mil doses da vacina, que estão entregues em todo o Estado.
Baixo Guandu recebeu 201 doses e a vacinação na cidade segue o protocolo do Ministério da Saúde: primeiro serão imunizados os profissionais de Saúde e idosos internados em asilos. Em etapas posteriores, dependendo da disponibilidade das vacinas, outros segmentos vão receber a imunização, iniciando-se pelos idosos.