Baixo Guandu está vivendo neste início de 2021, o momento mais difícil no município da pandemia da COVID-19.
Os números divulgados ontem (12/01) pela Prefeitura, em boletim oficial, mostram que temos 205 casos ativos (pessoas ainda infectadas), 12 pacientes internados e, em apenas 12 dias deste mês de janeiro, 285 guanduenses foram infectados pelo vírus. Desde o início da pandemia, são 33 mortos em Guandu por complicações da doença.
Neste ano de 2021 o número de contaminados subiu assustadoramente, com média diária de quase 25 novos casos. Chama também atenção no boletim da Prefeitura divulgado ontem, o número elevado de guanduenses internados, totalizando 12 pacientes. Destes, pelo menos 5 estão em situação mais delicada, internados em hospitais fora da cidade com suporte de UTI.
A situação grave da pandemia não é exclusividade de Baixo Guandu. Em todo estado do Espírito Santo o número de casos novos, internações e óbitos estão em alta desde o mês de dezembro.
As autoridades de Saúde do Estado continuam alertando para os cuidados para evitar a contaminação, porém muita gente insiste em não usar máscara de proteção e as aglomerações permanecem frequentes no dia a dia das cidades – caso de bares, festas e praias, por exemplo.
A boa notícia é que a vacina está chegando ao Estado. Ainda no mês de janeiro começa a imunização com a coronavac, do Instituto Butantan, tendo como prioridade os profissionais de Saúde, idosos e indígenas. O Estado diz que possui capacidade de vacinar 12 mil pessoas por dia.
Mas apesar da vacina, teremos que conviver muitos meses ainda com a pandemia e tomando cuidado para evitar a contaminação. Não há vacina suficiente ainda para vacinação em massa e a tendência é convivermos com a doença por pelo menos todo o ano de 2021.