Pesquisa eleitoral realizada entre 5 e 9 de novembro pela Brand Consultoria & Gestão, ouvindo 400 eleitores, mostrou o candidato a prefeito Eloy Avelino na frente pela disputa da Prefeitura de Baixo Guandu.
A pesquisa mostrou que, na intenção estimulada de voto, Eloy lidera com 39,3% da preferência do eleitor, seguido do candidato Lastênio Cardoso (30,5%), Aguinaldo da Fênix (12,8%), Saulo Bussular (3,0%) e Valteir Lopes (0,5%).
Neste recorte da pesquisa 5,8% dos eleitores se declaram indecisos, 4,8% não responderam, 3,0% anulam ou votam em branco e 0,5% declaram que não vão votar (confira os gráficos abaixo).
O candidato Eloy também lidera na pesquisa espontânea (34,5% contra 27,0% de Lastênio).
O eleitor guanduense confia, por outro lado, mais no candidato Eloy para manter a cidade organizada e as contas da Prefeitura em dia (41,8% contra 27,8% de Lastênio Cardoso).
A pesquisa avaliou ainda a rejeição dos candidatos a prefeito. Neste item, quem lidera é Lastênio Cardoso (36% dos eleitores declaram que jamais votariam nele) e Valteir Lopes é o segundo mais rejeitado, com 25,0%. Eloy é rejeitado por 18,3%, Aguinaldo da Fênix por 17% e Saulo Bussolar aparece com 15% de rejeição.
A pesquisa da Brand Consultoria e Gestão possui margem de erro de 4,9% para mais ou para menos, 95% de confiabilidade e está registrada no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) sob número ES-02184/2020, o que permite a divulgação de seus resultados em meios eletrônicos, digitais ou impressos, a partir de 10 de novembro de 2020.
Para acessar o registro da pesquisa:
1) Acesse o site do TSE: CLIQUE AQUI;
2) Clique em CONSULTAR PESQUISAS;
3) No campo Número de Identificação, digite o registro da pesquisa: ES-02184/2020.
A pesquisa
No primeiro teste eleitoral, espontâneo e sem a apresentação dos nomes que estarão na disputa, a pesquisa encontrou o seguinte cenário: o atual vice-prefeito e candidato do PDT, Eloy Avelino aparece com 34,5% da preferência dos eleitores, seguido pelo ex-prefeito Lastênio Cardoso (SDD) com 27% e, bem mais distante, aparece em terceiro Aguinaldo da Fênix (PSB) com 9,3%; já os candidatos Saulo Bussolar (Avante) e Valteir Lopes (PSC) tiveram apenas 0,5% das citações cada um.
Os indecisos somam 21,5% dos entrevistados e outros 6,9% ou não responderam, ou disseram que não vão votar em ninguém ou votarão branco/nulo. Este cenário revela que maioria dos eleitores se mostra interessada e bem informada sobre o ambiente das eleições municipais.
Quando foram aplicados os testes eleitorais com estimulação dos eleitores, oferecendo aos entrevistados uma lista com nomes dos candidatos registrados para o cargo de prefeito, Eloy amplia sua liderança alcançando 39,3% das intenções de voto, abrindo uma vantagem de 8,8 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Lastênio Cardoso (30,5% das citações); Aguinaldo alcança 12,8%, Saulo vai a 3,0% e Valteir fica com 0,5% das intenções de voto.
Os indecisos caem para apenas 5,8% enquanto brancos e nulos, não vai votar e os que não responderam somam 8,3%. “Em municípios com poucos candidatos, caso de Baixo Guandu onde apenas cinco postulam o cargo de prefeito, o índice de indecisos geralmente é baixo – o que indica uma certa cristalização do voto e pouca margem para recuo ou mudança de opinião dos eleitores”, disse uma analista da Brand.
Segundo dados da pesquisa, já existe uma tendência em Baixo Guandu: a maioria dos eleitores pretende eleger o atual vice-prefeito, alçando-o ao cargo máximo da administração municipal. Na avaliação do Instituto quem mais cresce quando se estimula o eleitor é Eloy, que herda quase ¼ dos eleitores que se declaram indecisos na menção espontânea.
No aspecto da rejeição aos candidatos quem lidera esse quesito é Lastênio Cardoso, com índice expressivo de 36% das menções estimuladas quando a pergunta apresentada era “Desta lista de candidatos a prefeito, em quem jamais votaria?” e os eleitores podiam escolher mais de um nome. Valteir Lopes vem em seguida com 25% das menções, seguido por Eloy (18,3%), Aguinaldo da Fênix (17%) e Saulo Bussolar (15%).
Vale lembrar que nesta pergunta os entrevistados podiam escolher mais de um nome e, portanto, os resultados somam mais de 100%. “Além de ficar em segundo lugar na intenção de votos o ex-prefeito Lastênio é o mais rejeitado, aproximando-se dos 40%, índice que praticamente inviabiliza um candidato”, esclarecem os analistas da Brand.
Considerando apenas votos válidos, o pedetista venceria com 42,6%
“Diante dos resultados captados pela pesquisa Brand em Baixo Guandu, não resta dúvida que o atual vice-prefeito e candidato pela primeira vez ao cargo de prefeito, Eloy Avelino, tem boa vantagem eleitoral (8,8%) para o segundo colocado, acima da margem de erro da pesquisa que é de 4,9 pontos percentuais.
Se nada de extraordinário ocorrer até o dia das eleições Eloy deve ser eleito com aproximadamente 46% dos votos válidos – que é quando se descartam na pesquisa os indecisos, votos brancos, nulos e não respostas – considerando o cenário de momento.
Até o dia da votação esse prognóstico pode mudar, mas o favoritismo está com o candidato do PDT: ele não apenas consegue abrir uma boa vantagem sobre os demais concorrentes, como também é percebido como o mais confiável para manter o município organizado e as contas da prefeitura em dia, na opinião de 42% dos entrevistados; ante 28% que citaram Lastênio e 11% que apontam Aguinaldo como o mais confiável”, assinalam os especialistas da Brand.
Metodologia
A pesquisa Brand entrevistou, por telefone, 400 eleitores residentes em Baixo Guandu-ES maiores de 16 anos, entre os dias 05 e 09 de novembro. A margem de erro estimada é de 4,9% em um intervalo de confiança de 95%. O plano amostral foi elaborado pela estatística Miriam Ignácio de Almeida, profissional com registro no CONRE da 6ª Região. A pesquisa encontra-se registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo ES-02184/2020.
Foram entrevistados 48% de eleitores do sexo masculino e 52% do sexo feminino. Em relação às faixas etárias, 68% da amostra contemplou eleitores com idades entre 25 e 59 anos, enquanto 12% eram jovens de 16 aos 24 anos e 20% dos entrevistados tinham mais de 60 anos. Na distribuição geográfica, por região de moradia, a pesquisa ouviu 78% de eleitores na sede, complementando a amostra com 22% de residentes nos distritos e zona rural de Baixo Guandu.
De acordo com o instituto Brand, a pesquisa telefônica representa em sua amostra o total do eleitorado do município e foi realizada desta forma para evitar o contato pessoal entre pesquisadores e respondentes, respeitando o distanciamento social e os protocolos sanitários definidos pelas autoridades de Saúde. As entrevistas são aplicadas por profissionais treinados para abordagens telefônicas e as ligações feitas para aparelhos celulares, utilizados por aproximadamente 90% da população.
Seguindo a tendência dos principais institutos do país (Paraná Pesquisas, XP/Ipespe, Travessia, Ibope e DataFolha) durante este período excepcional de pandemia, a Brand vem aplicando entrevistas por telefone para não colocar em risco a saúde de entrevistadores e da população amostral.
Observação: Nas perguntas de múltipla escolha, onde os respondentes podiam citar mais de uma resposta, os resultados somam mais de 100%.
Brand Pesquisas
O Instituto tem sede em Vitória e atua no mercado nacional há 14 anos, monitorando eleições gerais e municipais, tendo executado mais de 380 pesquisas nesse período. O instituto acompanha eleições em Baixo Guandu desde 2012, e foi por esta expertise e tradição em prognósticos eleitorais que os veículos Folha1 e Folha Guanduense escolheram a Brand para realizar mais este levantamento da opinião pública.